Favela do Moinho realiza protesto por regularização fundiária e urbanização

favela_moinho_incendioDa Redação Brasil de Fato

Moradores da Favela do Moinho, localizada na região central de São Paulo, irão fazer uma manifestação nesta sexta-feira (5), às 15h, para cobrar do Poder Público a regularização fundiária e urbanização da comunidade. Tais promessas foram feitas pelo prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) em campanha eleitoral no ano passado. Entretanto, após eleito, o discurso mudou. A Secretaria de Habitação chegou a informar que irá erradicar a favela e atender com unidades habitacionais definitivas todos os moradores da área.

“As famílias precisam sair do local para receberem o auxílio-moradia. O morador que alegar não receber auxílio-moradia pode procurar o plantão social de Habi Centro, na Av. São João, 299, e comprovar que morava na área na época do incêndio. Caso o morador esteja recebendo o auxílio-moradia, ele não pode ficar na área”, diz o e-mail da secretaria enviado à Agência Pública.

Na disputa pela prefeitura municipal, Fernando Haddad visitou a favela do Moinho logo após ser atingida por um incêndio. O prefeito utilizou as imagens da destruição dos barracos para serem veiculadas em sua propaganda eleitoral, com promessas de que traria o programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida” definitivamente para São Paulo.

Os moradores, no entanto, reclamam da falta de compromisso do atual prefeito. Eles se recusam a deixar o local e brigam na Justiça pelo usucapião.

Incêndio e CPI

A favela do Moinho foi incendiada por duas vezes em menos de um ano. Coincidentemente, a região – que está localizada no bairro Campos Elíseos, no centro de São Paulo – está entre as três mais valorizadas da capital. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entre novembro de 2008 e dezembro de 2011, o valor da área em que está a comunidade valorizou em 182,9%.

No último incêndio, em setembro do ano passado, mais de 300 pessoas ficaram desabrigadas e uma pessoa foi carbonizada em um barraco.

Em 2011 foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os incêndios recorrentes. A CPI foi aberta após o primeiro incêndio que atingiu a Favela do Moinho. Mas, após dez meses de investigações, não chegou a nenhuma conclusão contundente.

Abaixo, as sete demandas dos moradores da comunidade:

1) Regularização fundiária do terreno.

2) Urbanização da comunidade, feita de maneira participativa, em parceria com a Associação de Moradores e através do sistema de mutirão auto gerido.

3) Imediata derrubada do muro (construído logo após o primeiro grande incêndio – dez/2011) e terraplanagem do terreno.

4) Água, luz, esgoto e coleta de lixo.

5) Equipamentos de combate à incêndio (reativação do PREVIN).

6) Construção de área de lazer na área atingida pelo segundo grande incêndio (embaixo do viaduto).

7) Investigações sobre as causas dos últimos incêndios.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.