SC – Seminário debaterá licenciaturas interculturais indígenas no Brasil, em 28 e 29 de maio

969816_315738101891951_666966793_n

Nos dias 28 e 29 de maio, professores e estudantes indígenas de todo o Brasil estarão reunidos na Universidade Federal de Santa Catarina para participar do “Seminário sobre licenciaturas interculturais indígenas em universidades federais brasileiras: contextos e perspectivas”. O evento será no Auditório da Reitoria da UFSC. A organização é da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, sediada na UFSC. São esperados docentes e discentes das universidades federais de Roraima, Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco, Grande Dourados e Mato Grosso do Sul.

Hoje existem no Brasil cerca de 30 cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, o que representa um avanço no cenário da formação superior indígena no país. As especificidades de cada curso são acentuadas, dadas as realidades socioculturais, sociolinguísticas, fundiárias, ambientais, contextos comunitários, interlocutores e demandas distintas que vigoram.

O evento irá promover mesas de debate sobre a conjuntura das Licenciaturas Interculturais Indígenas no Brasil, seu currículo e suas especificidades étnicas, bem como a articulação político-pedagógica da área no Brasil. A institucionalização, a regularização e consolidação dos cursos na universidade também estarão em discussão. Outro tema será o campo de trabalho para os egressos, que podem encontrar diversos caminhos profissionais, como escolas, comunidades e programas de pós-graduação.

Na UFSC, a Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica teve início em fevereiro de 2011, com conclusão prevista para março de 2015. Possui três turmas – Guarani, Kaingang e Xokleng/Laklãnõ, com alunos de comunidades localizadas nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. O curso tem como eixo norteador a temática “Territórios Indígenas: Questão Fundiária e Ambiental no Bioma Mata Atlântica”.

O evento é uma das atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) do curso e ocorrerá durante a décima etapa intensiva, a contar com a efetiva presença de acadêmicos, docentes, lideranças indígenas, instituições parceiras, entre outros atores que compartem experiências afins.

Programação

Dia 28.05.13

9h – Abertura com a presença da Pró-Reitora de Graduação Roselane de Campos

9h30 – Mesa 1 – A conjuntura de Licenciaturas Interculturais Indígenas no Brasil: relato de acadêmicos indígenas e coordenadores de curso
1. Universidade Federal de Roraima (UFRR)
2. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
3. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
4. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

14h – Mesa 2 – A conjuntura de Licenciaturas Interculturais Indígenas no Brasil: relato de acadêmicos indígenas e coordenadores de curso (continuidade)
1. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
2. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
5. Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento – LACED/Museu Nacional – UFRJ.

Dia 29.05.13

8h30 – Mesa 3 – A diversidade de atuações dos egressos das Licenciaturas Interculturais Indígenas:
Escolas, Comunidades, Programas de Pós-Graduação
1. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
2. Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – alunos de programas de Pós-Graduação
3.Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

10h30 – Mesa 4 – Experiências de universidades federais no processo de institucionalização
das Licenciaturas Interculturais Indígenas: a regularização e consolidação dos cursos
1.Universidade Federal de Roraima (UFRR)
2.Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
3.Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG)

14h – Mesa 5 – A articulação político-pedagógica e interinstitucional das Licenciaturas Interculturais
Indígenas no Brasil
1. MEC – SECADI- CGEEI
2. Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
3. Ministério Público Federal (MPF)
4. Secretaria de Estado da Educação/SC
5. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Prograd e LII
7. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
8. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Download da programação em PDF

Serviço

O quê: Seminário sobre licenciaturas interculturais indígenas em universidades federais brasileiras: contextos e perspectivas

Quando: 28 e 29 de maio de 2013

Onde: Auditório da Reitoria, Universidade Federal de Santa Catarina

Organização: Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/Departamento de História/Centro de Filosofia e Ciências Humanas (UFSC)

Mais informações: (48) 3721-4879 e 3721-2600

Compartilhada por Deborah Guarani Kaiowá Munduruku.

Comments (1)

  1. Parabenizo a todos os organizadores e apoiadores do evento desejando avanços ao processo de democratizar cada vez mais o acesso a educação no BRASIL. Milito desde o Trabalho Social na causa indígena a mais de 20 anos. Atualmente desde os conselhos locais procurando aprimorar a gestão associativa tradicional com os cuidados da atenção integral e intercultural da Saúde Indígena. Procuro contato com pessoas sensíveis a desenvolver pontes entre a formação e pesquisa do trabalho social indígena com os desafios do sistema publico de saúde indígena. Aguardo a maior divulgação possível e atenderei com maior prazer as pessoas interessadas em intercambiar ideias sobre a temática. Att. Jorge Alberto

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.