Delegado da PF “confisca” equipamento de jornalista que cobria ocupação Terena porque nunca “conheceu esse Cimi”

Imagens de Dionedson Terena

Sábado, 18 de maio. Durante tentativa de cumprimento da decisão judicial de desocupação da fazenda Buriti, em Sidrolância, Mato Grosso do Sul, o delegado Alcídio de Souza Araújo, da Delegacia de Defesa Institucional (DELINST), órgão da Superintendência Regional de Polícia Federal no MS, confiscou ilegalmente o computador portátil (notebook) e um gravador profissional de áudio de jornalista do Conselho Indigenista Missionário – CIMI que acompanhava a operação policial, Ruy Sposati.

Proteste contra essa ilegalidade absurda! Escreva agora um e-mail para [email protected], que é a Coordenação de Assuntos Internos da PF, responsável por apurar os crimes cometidos pelos próprios policiais federais. E também denuncie ao Ministério Público Federal, por meio do site: http://www.prsp.mpf.gov.br/noticias-prsp/aplicativos/digi-denuncia. Nâo permita que esse absurdo fique impune!

Comentário postado por mim, Tania Pacheco, devidamente identificada, no saite do Ministério Público Federal (e que pode ser copiado e colado, por quem desejar usá-lo para facilitar) e usado também na denúncia à PF: (mais…)

Ler Mais

“Bicicletas de Nhanderú”

Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.

CRÉDITOS:
Direção e fotografia: PATRICIA FERREIRA (KERETXU), ARIEL DUARTE ORTEGA; Fotografia: JORGE RAMOS MORINICO;
Edição: TIAGO CAMPOS TORRES; Produção: VÍDEO NAS ALDEIAS. Duração: 48′. Ano: 2011. Região: Rio Grande do Sul. Línguas: Guarani. Cor: colorido. Som: estéreo. Formato de tela: 4/3. Legendas: Espanhol, Francês, Inglês, Português.

Prêmio Cora Coralina — XIII FICA, Festival Internacional de Cinema Ambiental, Goiás, Brasil, 2011.

Ler Mais

Quarta, 22, lançamento de vídeos durante a Audiência Pública que discutirá a Situação da Energia Nuclear, na Câmara

AUDIENCIA PUBLICA v4 - smooth green

Por Zoraide Vilasboas

Durante a Audiência Pública que vai discutir na quarta-feira próxima (22 de maio), A Situação da Energia Nuclear Pós-Rio+20, será lançada uma série de vídeos sobre o tema, com depoimentos de cientistas, artistas e militantes socioambientais, como o teólogo Leonardo Boff, a física e ativista ambiental indiana, Wandana Shiva, e o engenheiro Ildo Sauer (USP). O ato acontecerá às 11 horas no Plenário 2, do Anexo II, na Câmara dos Deputados, em Brasilia.  O debate contará com a participação do professor Heitor Scalambrini (físico/UFPE), da procuradora Gisele Porto (MPF) e outros convidados. (mais…)

Ler Mais

“Racismo, mal permanente”

Debret: Feitor castigando escravo
Debret: Feitor castigando escravo. Ilustração tirada da internet. TP.

Por  Ricardo Gondim*

A formação cultural brasileira contém graves deformações. Nos primórdios da colonização,  índios e negros pagaram um preço absurdo para que existisse uma nação que fala português, come farinha de mandioca e tem compulsão por se banhar. Injustiças perpetradas contra Tamoios, Tupinambás, Tupiniquins, Tabajaras e tantas outras etnias marcaram os primeiros séculos do que viria a ser o Brasil. Esses povos sofreram horrores em nome da “civilização”.

Os negros também pagaram um preço incalculável. Quem foram eles? Segundo Nina Rodrigues os escravos brasileiros vieram de três grandes grupos: 1) Os da cultura sudanesa, principalmente os Yorubas ou Nagôs; 2) os Peuhuls, vindos do norte da Nigéria, também chamados de Malé; 3) e os negros do grupo congo-angolês, principalmente os Bantus, sequestrados de onde hoje fica Angola. (mais…)

Ler Mais

Em marcha em Copacabana, manifestantes pedem vacinação contra o HPV

Isabela Vieira, Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um grupo de médicos, enfermeiros, estudantes de ensino médio e universitários da área de saúde reivindicou hoje (19) uma campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Eles fizeram, na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade, uma marcha em defesa da imunização.

De acordo com o chefe do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mauro Romero Leal Passos, que organizou o ato, no país, 4 mil mulheres morrem em decorrência das lesões provocadas pelo HPV. Entre os homens, cerca de mil têm o pênis amputado anualmente.

Para conter o avanço da doença, especialistas presentes à marcha defenderam a inclusão da vacina quadrivalente (contra os vírus 6,11,16 e 18) no sistema público de saúde. O objetivo é vacinar homens e mulheres no início da vida sexual, para reduzir as chances de serem contaminados com os tipos mais graves do vírus.

“Esses são os tipos mais prevalentes”, disse o professor, ao destacar a importância de se prevenir lesões genitais que podem levar ao câncer. Cerca de 2 milhões de casos de verrugas genitais e demais lesões, como a crista-de-galo, são tratados por ano para impedir a evolução da doença, frisou Leal Passos. (mais…)

Ler Mais

Por um Brasil menos carcerário

crianças dormindo na rua

Para reduzir maioridade penal, mídia espalha medo e preconceito. Porém, país prende como nunca — e não se tornou mais seguro

Por Andressa Pellanda, em OutrasPalavras

Ele era um menino de ainda 10 anos. Não teve a presença de um pai ou de uma mãe em sua vida. Morava às vezes com a avó, às vezes com a tia, na periferia de São Paulo. Era mais um entre 41,90 milhões de habitantes (21,60% da população brasileira). Frequentava, obrigado, a escola pública da região. Em sua turma eram ele e mais quarenta colegas de classe. A professora tinha outras cinco turmas para cuidar e não dava conta. Ele ainda não sabia ler palavras inteiras, lia letra por letra, engasgadas no caminho. No dia em que teve pneumonia, sua avó percorreu tantos e tantos hospitais da região em busca de uma vaga de internamento nas pediatrias lotadas do sistema público de saúde, o SUS. Sua casa era feita de alvenaria, cheia de frestas, por onde o vento frio corria durante a noite. Ele se encolhia ao lado de mais três irmãos, que dividiam a cama no único cômodo da casa. Foi crescendo e, cedo, sentiu apertar a necessidade da vida. Fez uns bicos aqui e ali e logo entrou para o tráfico. Essa situação hipotética ilustra a realidade de inúmeros jovens brasileiros. (mais…)

Ler Mais

Revolução educacional: agora em plataformas na internet

escola cadeiras vazias“Iscola” e “EmTurma” colocam em contato professores e alunos que querem compartilhar saberes sem formalismo das escolas, currículos obrigatórios e provas

Por Vagner de Alencar, no Porvir, via OutrasPalavras

De um lado, alguém com um talento a fim de compartilhá-lo; do outro, uma pessoa interessada em aprender. Essa é a linha que tece o surgimento de plataformas de ensino colaborativo – conhecidas também como de crowdlearning – que têm o propósito de servir como ponte para conectar professores e alunos. Por aqui, já mostramos algumas dessas iniciativas, como o Nós.vc e o Cinese.me, que propõe financiamento coletivo de aulas. A lista vem engrossando com a chegada de novos ambientes on-line, como o EmTurma, criado por jovens de São Paulo, e a Iscola.cc, plataforma 100% livre, lançada no último mês pela Perestroika, escola de atividades criativas, em parceria com a empresa de comunicação W3Haus.

“Acreditamos que a Iscola é o sistema de crowdlearning mais descentralizado que existe por ser 100% aberto e livre, sem nenhum custo. Quando decidimos criá-la até questionamos qual seria sua monetização. Descobrimos que não há. Talvez possa existir em algum momento. Ou não. Só dissemos ‘Vamos botar o pé’. E ela está aí”, afirma Thiago Matos cofundador da Iscola e também sociofundador da Perestroika. (mais…)

Ler Mais

Um em cada quatro gays sofreu com violência no último ano no continente europeu

Mais de 60% dos entrevistados têm medo de sair de mãos dadas com o parceiro
Mais de 60% dos entrevistados têm medo de sair de mãos dadas com o parceiro

A Agência Europeia dos Direitos Fundamentais (FRA) conduziu o estudo por meio de um questionário online, elaborado em 2012

PARIS, FRANÇA. Um quarto dos homossexuais europeus sofreu algum tipo de violência nos últimos cinco anos. É esse um dos resultados de uma pesquisa feita com 93.079 pessoas da União Europeia (UE) e da Croácia, divulgada, ontem, no Dia Internacional contra a Homofobia.

A Agência Europeia dos Direitos Fundamentais (FRA) conduziu o estudo por meio de um questionário online, em 2012, e ouviu pessoas a partir de 18 anos que vivem em países membros do bloco e na Croácia. O órgão considera ser esse o levantamento mais detalhado sobre a discriminação sofrida pelo grupo LGBS (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) na região. (mais…)

Ler Mais

Cultne: Marcha do Movimento Negro 1988 – Reflexão 125 anos

O acervo Cultne apresenta o vídeo Marcha do Movimento Negro 1988 produzido pela Enugbarijô Comunicações de Ras Adauto e Vik Birkbeck e re-editado em 2013 por Filó Filho para o Acervo Cultne para que todos possam refletir sobre as desigualdades sofridas pela raça negra brasileira a partir dos anos 80, quando foram registrados os primeiros vídeos deste acervo.

A Marcha do Movimento Negro marcou em 1988 o centenário da Abolição da Escravatura. Apesar de já combinado a rota da marcha, os manifestantes foram barrados por um forte aparato de Policia Militar e o Exército impediu a passeata de chegar ao monumento do Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no centro do Rio de Janeiro.

Compartilhado por Eliane Potiguara Santos, com o comentário: “Como militante indígena, nossa voz se solidariou ao Movimento Negro. Tive a honra de participar desta Marcha de 1988, mesmo ano em que lutamos no Congresso Nacionaql pelos Direitos Indígenas por uma nova Constituição Brasileira”.

Ler Mais