Luís Augusto Gomes
Numa reafirmação de sua combatividade e independência, a deputada Luiza Maia (PT) cobrou ontem uma posição da presidente Dilma Rousseff em relação à localidade de Rio dos Macacos, área remanescente de quilombo ocupada há mais de 150 anos na vizinhança da Base Naval de Aratu, em Salvador.
Em meio a uma disputa judicial com Marinha do Brasil, que se diz proprietária do terreno, cerca de 60 famílias estão sendo submetidas todo tipo de pressão para deixar o local. “Não vivemos mais numa ditadura, e a presidente Dilma não pode se furtar de ver o que a Marinha está fazendo com aquela comunidade”, disse a deputada.
Reiterando, em discurso da tribuna, que a organização militar faz parte do governo, sendo, portanto, subordinada à presidente, Luiza afirmou que “não tem cabimento o que os moradores estejam sofrendo, agressões, violência, até a água tiram daquela comunidade pobre”.
Recentemente, a presidente esteve em Salvador para um período de descanso justamente na praia da Inema, que fica dentro da base naval. Os moradores fizeram um ato público, que nada adiantou, acusando a Marinha de ter bloqueado o acesso, com a colocação de um portão que faz a área “parecer uma senzala”, segundo um morador. (mais…)
Ler Mais