Hoje, dia 23 de março de 2013 – sábado, por volta das 15 horas, os indígenas da Aldeia Maracanã ocuparam, pacífica e culturalmente, as dependências da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, Museu do Índio de Botafogo – Rua das Palmeiras, número 55, no Rio de Janeiro.
A ocupação se dá em repúdio à ação articulada e coordenada em que se viu o poder econômico com empresários, gestores públicos, juízes, serventuários de justiça e as forças de segurança estaduais, que tiveram o claro propósito de expropriar o território indígena e causar danos culturais, materiais e imateriais ao segmento mais vulnerável da sociedade nacional – O ÍNDIO.
A expropriação do imóvel do antigo Museu do Índio no Maracanã, ocorreu de forma truculenta, desrespeitosa, humilhante e ilegal, sem a defesa, apoio e atuação do Governo Federal através da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, AGU – Advocacia Geral da União e o MPF – Ministério Público Federal.
Convocamos a população a visitar o museu e participar das atividades culturais dos indígenas ocupantes, através da vivência e do aprendizado de sua cultura – cantos, danças, pinturas, celebração da ancestralidade e contação de histórias, nos moldes do que já era realizado na Aldeia Maracanã. (mais…)