Colômbia – Petróleo manchado com sangue de trabalhador*

Na tarde de 11 de Dezembro, 2012, um assassino de aluguel matou Milton Enrique Rivas Parra. O evento ocorreu no município de  Puerto Gaitan (estado de Meta , Colômbia), perto dos escritórios da empresa Termotecnica, onde ele trabalhava como operador e eletricista.

Rivas Parra havia recebido, no mesmo dia do crime, uma ameaça de morte, de alguém que lhe disse que seria morto por ser membro da  USO, o sindicato de trabalhadores da Colômbia, e  líder da Assembleia Permanente de Trabalhadores em Luta por seus Direitos.

Rivas Parra era conhecido por sua liderança e seu apoio às lutas dos trabalhadores no Estado de Meta, ao sul da  Colômbia. Ele trabalhava  para  Montajes JM, parceira da  Pacific Rubiales, uma companhia de petróleo canadense.

Esse terrível evento ocorreu no contexto da dura realidade enfrentada pelos trabalhadores de  Puerto Gaitan. Desde que o Governo Santos começou a implementar  o  projeto de exploração de petróleo denominado “Energy-mining locomotive”, conduzido pela  Pacific Rubiales, Puerto Gaitan se transformou em cenário de graves violações de direitos sindicais  e da sistemática violação dos direitos humanos, da integridade e da liberdade.  Essas violações têm sido denunciadas pela USO e por organizações nacionais e internacionais.  

Consideramos o governo nacional e as companhias de petróleo da área responsáveis pelo assassinato de Rivas Parra. Também reivindicamos esclarecimento de detalhes desse crime  brutal.

Convocamos o governo nacional a garantir a segurança dos líderes e trabalhadores da USO, para que possam continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores do estado de Meta.

Convocamos as comunidades nacional e internacional a condenar o assassinato do trabalhador ligado à USO e demandar justiça do governo nacional.

Convocamos o povo da Colômbia a deflagrar campanha para que os campos de petróleo de Puerto Gaitan seja devolvido ao Povo da Colômbia, e que a multinacional Pacific Rubiales seja expulsa do país, devido às graves violações de direitos humanos.

Conselho Nacional de Diretores e Comissão Nacional de Direitos Humanos e Comissão de Paz,  USO.

Bogota, 11 de  Dezembro, 2012.

ENVIE EMAIL DE PROTESTO PARA: 

comunicacionesvp@presidencia.gov.co[email protected], [email protected][email protected][email protected],secre[email protected][email protected],[email protected]anticorrupcion@presidencia.gov.co[email protected],comunicaciones.RRIIColombia@cepcolsa.com[email protected]javier.gutierrez@ecopetrol.com.co,[email protected],contactovicepresidencia@presidencia.gov.co[email protected] e para a Embaixada  Colombiana no seu país, com cópia para  [email protected].uk e [email protected].

*Traduzido do inglês e enviado para Combate ao Racismo Ambiental por Madza Ednir, Editora e Consultora Pedagógica do Global Curriculum Project, a quem agradecemos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.