Integrante do AfroReggae é assassinado no Rio

Na foto tirada na viagem a Brasília para o debate do projeto Comandos (ver matéria abaixo, copiada do saite do AfroReggae), Rafael é o primeiro à esquerda, de camisa verde clara. TP.

O integrante do Grupo AfroReggae, Rafael Gonçalves Victorio, 29 anos, foi assassinado, na noite dessa sexta-feira, quando chegava em sua casa, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. A informação é da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro. A delegacia também informou que foi realizada perícia no local e o corpo de Rafael foi necropsiado. “Por enquanto não há mais detalhes a serem divulgados, para não atrapalharem as investigações”, afirmou a polícia por meio de nota.

O grupo AfroReggae ainda não havia se manifestado até as 15h30 deste sábado. Victorio trabalhava no setor de empregabilidade da ONG. Na última quarta-feira, ele participou em Brasília de uma palestra do projeto “Comandos” , que reúne ex-integrantes de grupos armados do Rio. No site do AfroReggae, Victorio é descrito como ex-integrante da facção criminosa ADA. 

Em depoimento reproduzido na página da ONG, ele afirmou que “viveu” 11 anos no tráfico de drogas na Vila Vintém, comunidade da zona oeste do Rio. “Eu tinha armas para defender minha comunidade”, disse Victorio, segundo o site, em palestra do projeto “Comandos” no morro do Cantagalo, em julho. (Com Agência Estado).

Enviado por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2012/12/15/interna_nacional,337246/integrante-do-afroreggae-e-assassinado-na-zona-oeste-do-rio.shtml#.UM2dX9xxGnE.gmail

AfroReggae: COMANDOS promoveu debate entre ex-narcotraficantes e polícia em Brasília

Ex-integrantes de quatro facções do narcotráfico do Rio de Janeiro (Comando Vermelho, Terceiro Comando, ADA e milícias), hoje atuantes em projetos sociais, e representantes da Polícia se reuniram no dia 12 de dezembro, no auditório da Biblioteca Nacional, em Brasília, para um debate inédito na capital. O projeto COMANDOS promove um diálogo franco sobre o tráfico e as possibilidades de superação, envolvendo jovens e estudantes.

Mediado pelo coordenador executivo do AfroReggae, José Junior,  o debate reuniu o Coronel Robson (Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar); José Magalhães (Inspetor da Polícia Civil); Sargento Dantas (BOPE); Francisco Testas/Tuchinha e Roseli Costa (ex-Comando Vermelho); Washington Rimas/”Feijão” (ex-Terceiro Comando); Rafael Victorio (ex-ADA) e Robson Holmes (ex-milícia).

A proposta do evento itinerante, já realizado no Rio de Janeiro, em São Paulo, Niterói e São Gonçalo (RJ), é colocar frente a frente personagens que protagonizaram embates do tráfico para relatarem suas experiências pessoais de superação, as histórias de criação dessas facções, a dinâmica adotada pelos grupos e as principais diferenças entre eles.

No COMANDOS, visões de mundos opostos se unem pela crença na educação e na transformação social, a partir de histórias de vida que contribuem para a formação de uma consciência crítica. Os debates também auxiliam em decisões responsáveis, criando possibilidades de discernimento e melhor perspectiva de futuro. Para a UNESCO, uma das organizadoras do evento, é muito importante mostrar que é possível “aprender ao longo da vida”, contando historias de superação e de construção de novos caminhos.

Os ex-integrantes das facções, que estiveram no debate, participam de projetos sociais do AfroReggae e vêm estabelecendo um diálogo, que somente se tornou possível com um trabalho social sólido e o desejo de transformação. Essas experiências mostram que a crença na transformação social e a oferta de alternativas de futuro, distintas da realidade do crime e da violência, são componentes essenciais para a mudança de histórias de vida em lugares marcados pela exclusão.

O evento foi organizado em parceria pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o programa Jovem de Expressão/Caixa Seguros e o Grupo Cultural AfroReggae com o apoio do Ministério da Justiça e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal/Biblioteca Nacional.

Em 2013, o Comandos será realizado no Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança e o banco Santander.

Texto: Isabel de Paula e Ana Lúcia Guimarães/Unesco Brasil

http://www.afroreggae.org/comandos/unesco-brasil-recebe-comandos-no-dia-121212

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.