Informes sobre a Conferência das Partes – COP 18

A COP 18 ocorreu em Doha, Qatar, no período de 26 de novembro a 07 de dezembro de 2012.

As atividades dos Povos Indígenas iniciaram com a reunião do Caucus Indígenas, o qual é composto por lideranças de diversas partes do globo, América Latina, Ásia e África.  O Caucus  se reuniu todas as manhãs para compartilhar informações, debater temas, discutir estratégias relacionadas aos temas da COP 18, especialmente em propor formas de influenciar no processo de negociação dos Estados Partes da COP.

Seguindo as discussões anteriores o Caucus indígena deliberou a continuação dos Grupos de Trabalho:

1. Plataforma de Durban e Protocolo de Kioto

2. Finanças – Fundo Verde

3. SBBSTA – aqui se insere as discussões sobre REDD+

4. Adaptação

5. SBI

6. Agricultura

Os grupos de trabalhos elaboraram documentos que estão sendo discutidos no Caucus e utilizados nas intervenções de plenárias como posicionamento/declarações dos Povos Indígenas.

As principais reivindicações tem sido:

·         A plena e efetiva participação dos Povos Indígenas em todo o processo de decisão, não apenas nas palavras, mas no acesso inclusive aos Fundos que possam proteger as terras e territórios indígenas, a biodiversidade, a cultura, a vida, no sentido de serem inseridos nas politicas sobre Mudanças Climáticas;

·         Respeitos aos direitos coletivos dos Povos Indígenas, no sentido de ter políticas e programas específicos para os povos indígenas que respeitem suas especificidades;

·         Salvaguardas que protejam os direitos indígenas, especialmente que os instrumentos internacionais, tal como a Declaração da ONU sobre Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção 169 da OIT, sirvam de parâmetros e base nas decisões dos temas da COP;

·         O reconhecimento de que os Povos Indígenas têm contribuído a partir de seus usos, costumes e tradições para manter um equilíbrio, inclusive do clima, no planeta, e que este reconhecimento também deve ser dado como povos vulneráveis aos efeitos e impactos das Mudanças Climáticas.

Alguns side eventos estão ocorrendo e contribuindo na disseminação de informações e compartilhamento de experiências. A COIAB apresentou juntamente com o IPAM os resultados dos trabalhos que estão desenvolvendo na Amazônia Brasileira intitulado “Fundamentos para um Plano Indígena de Enfrentamento às Mudanças Climáticas”.

Abaixo, os documentos até o momento produzidos pelos Grupos de Trabalhos dos Povos Indígenas.

Com saudações indígenas,

Joenia Wapichana – Conselho Indígena de Roraima

(no momento co-presidente do Caucus Indígena na COP 18 em Doha).

Versão adaptada dos documentos (tradução livre):

Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças do Clima”
Declaração sobre a Plataforma de Durban para uma ação reforçada (ADP)
No UNFCCC COP18/CMP8 em Doha, Qatar, 27 nov 2012.

• Não há dúvida de que a mudança climática é, na realidade, uma crise profunda e agressividade climática contra os direitos da Mãe Terra, o direito à vida, o direito à alimentação, o direito à saúde, no final, com os direitos humanos e, especialmente, os direitos coletivos e modos de vida dos povos indígenas que também estão sob ameaça. É inaceitável que, sem sermos os responsáveis, sejamos as principais vítimas da mudança climática.

• Os povos indígenas convocam os países desenvolvidos para aumentar o seu nível de ambição e se comprometer com o segundo termo do Protocolo de Quioto para além da “promessa e revisão” limiar. Apoiamos chamadas para os cinco pilares do Plano de Ação de Bali, sob responsabilidade do AWG-LCA e AWG-KP. Pedimos também a transição do LCA inacabado e itens da agenda KP no ADP de acordo com o mapa do Caminho de Bali, a fim de evitar o impacto catastrófico da mudança climática. Os povos indígenas do mundo não podem esperar por atrasos, mas concordar com um quadro abrangente e global ambicioso sobre a mudança climática. Nós firmemente estendemos nossas vozes para aqueles de vocês que quiserem ouvir que precisamos de uma decisão aqui em Doha, um fortalecimento da plataforma de Durban de limitar o aumento da temperatura global a 1,0 º C ou 1,5 º C. O Caucus Indígena reafirma a sua posição invocando Partes do Anexo 1 para cortar entre 40 a 50 por cento de suas emissões até 2020 aos níveis de 1990.
• Incentivamos as partes dos países em desenvolvimento e economias emergentes a adotarem caminhos de desenvolvimento consistentes com os objetivos da Convenção para a redução de emissões guiados pelos princípios da responsabilidade histórica e comum, mas diferenciada.

• Uma abrangente abordagem baseada nos direitos humanos deve ser integrada no regime de mudanças climáticas, reconhecendo o valor da cosmo-visão e conhecimento indígenas, tecnologias, práticas e instituições consuetudinárias e de governança. Portanto, apelamos a uma ação urgente, que leve em conta e respeite os direitos dos nossos povos, bem como o nosso conhecimento tradicional, ao longo dos processos de mudança de clima, priorizando as atividades de adaptação nos territórios dos povos indígenas.

• O documento final da plataforma de Durban deve operacionalizar igualdade para os povos indígenas, reafirmando e incorporação dos princípios da UNFCCC, garantindo participação plena e efetiva dos povos indígenas em todos os processos, programas e ações em todos os níveis, incluindo o acesso, nomeadamente, para os mecanismos de financiamento, MRV e salvaguardas garantidas e aplicáveis a todos os mecanismos associados às mudanças do clima.”

Declaração sobre Finanças

Nós, os Povos Indígenas do mundo, estamos sendo severamente atingidos por calamidades naturais, incluindo furacões, deslizamentos de terra, tsunamis, tufões, granizo, geadas, derretimento do gelo, secas e inundações. Quem vai pagar as perdas e danos que estamos sofrendo? Nossa lógica diz que aqueles que causam os danos são os que devem pagar, mas agora parece que aqueles que causaram os danos são os que querem fugir do Protocolo de Kyoto, e sua responsabilidade histórica.

Nós, os povos indígenas, reiteramos que:

• A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção 169 da OIT devem ser tomadas como um quadro geral dos governos para garantir os direitos dos povos indígenas, incluindo a restituição de direitos que estão sendo violados direta e indireta com o impacto da mudança climática.

• Continuamos a nossa demanda para o respeito ea aplicação dos nossos direitos ao consentimento livre, prévio e informado (CLIP), o nosso conhecimento tradicional e nossa plena e efetiva participação de todos os mecanismos financeiros, como o Fundo Verde para o Clima.

• As Finanças devem atingir não apenas as mãos dos governos nacionais e do setor privado, mas também dos povos indígenas, comunidades locais e outros grupos vulneráveis. É por isso que nós precisamos garantir o acesso direto e imediato dos Povos Indígenas aos vários mecanismos de financiamento da UNFCCC, incluindo o Fundo do Clima Verde, através do estabelecimento de um fundo dedicado a atender as necessidades prioritárias dos Povos Indígenas.

• A gestão das Finanças deve garantir a aplicação de salvaguardas econômicas, culturais, sociais e ambientais.

• Os países desenvolvidos, os principais países que têm causado mudanças climáticas, devem assumir a sua responsabilidade histórica e atual, reconhecer e honrar a sua dívida climática completamente, o que é a base para uma solução justa, eficaz e científica para as mudanças climáticas. Os países desenvolvidos devem comprometer-se com o novo financiamento anual para o período 2013-2020.

• Os países desenvolvidos devem expandir novos fundos para os países em desenvolvimento para a construção de mitigação, capacidade de adaptação e transferência de tecnologia.

• Todos os mecanismos de financiamento para a mitigação das mudanças climáticas e adaptação devem ser estabelecidos no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e diretamente fornecer recursos para os Povos Indígenas.

• Os mecanismos de participação devem ser estabelecidos para garantir a transparência e a prestação de contas em todos os processos de financiamento e de operações, e os recursos devem vir de dinheiro público e ser adicional aos fundos de ajuda ao desenvolvimento.

• Um fundo especial deve ser criado para permitir que os povos indígenas e comunidades locais desenvolvam suas próprias capacidades, atividades e contribuições para abordar a adaptação às alterações climáticas e medidas de mitigação.

Enviada por Ro’otsitsina.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.