“Mineração: Bancada indígena na CNPI é contrária ao processo de consulta”. Maravilha!

Por Ricardo Verdun

Em comunicado feito faz alguns minutos, Luis Titiah, representante da Apoinme e integrante da bancada indígena na Comissão Nacional de Política Indigenista, informou que após ouvir na tarde de ontem (5) os deputados federais Édio Lopes (PMDB-RR) e Padre Ton (PR/RO), ambos integrantes da Comissão Especial que trata do PL 1610/96 sobre mineração nos Terras Indígenas, os membros da bancada indígena forma enfáticos, afirmando que não participarão da “consulta” organizada pela Funai e a Comissão Especial.

Nas suas falas, disse Titiah, “colocamos bem detalhado que nós não aceitamos esse projeto”. Ainda, que querem que seja acelerado o processo de votação do Estatuto dos Povos Indígenas, bem como revogada a Portaria 303/12 (AGU). Por fim, disse que o momento é de união e mobilização “dos parentes” contra esse projeto de lei contrário às nação indígena, e que a bancada ruralista está fortalecida para acabar com luta dos povos indígena, “mais que com a força do nosso pai tupã nós vamos vencer essa batalha”.

Parabéns ao Luis Titiah e demais integrantes da Bancada indígena, que honraram seus parentes e não aceitaram sequer discutir a hipótese de trocarem a seu território por dinheiro e contaminação, em todos os sentidos! TP.

Comments (1)

  1. Que coisa feliz ler uma noticia como esta!
    Se já tenho arrepios quando vejo lideranças indígenas defendendo REDDs, sem pensar que estão defendendo abrir mão do poder de decisão sobre seu território, saber que a bancada da CNPI se recusou até mesmo a participar da chamada “consulta” (que o Ricardo Verdum colocou muito bem entre aspas) é um alívio.
    Porque a gente sabe muitíssimo bem que, como em todos os povos e comunidades, rurais ou urbanas, tem gente que só quer saber mesmo é de grana. Mas no caso dos povos indígenas isso ainda é mais escabroso e angustiante, pois ao trocar os direitos sobre seus territórios por dinheiro e contaminação, entre outras coisas, eles estariam abrindo mão de tudo o que os diferencia identitariamente, que é sua ligação espiritual e emocional com a floresta, a água, a terra, o ar, as plantas e os animais…
    Índio com visão de mundo capitalista na minha cabeça não existe! Ou desonra todos os seus parentes que continuam arriscando a vida na luta pela sua Tekoha.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.