CE – Movimento Pró-Árvore faz seu 6º Encontro dia 9/12, às 15h, no Parque do Cocó

O Movimento Pró-Árvore, que reúne especialistas e defensores do meio ambiente em torno da arborização, iniciou há três meses um estudo sobre as “Árvores Notáveis” de Fortaleza. Segundo o criador do movimento, o engenheiro agrônomo e especialista em botânica Antônio Sérgio Farias, é da cultura do cearense ver as árvores, não como patrimônio, mas como obstáculo. “Sempre que se fala em limpar um terreno, significa tirar todas as árvores e a vegetação”, diz.

Na opinião de Antônio Sérgio, Fortaleza ainda não se preocupa com o verde. “Não existe um órgão específico que cuide do plantio de árvores. Estamos na estaca zero. Infelizmente, nas semanas comemorativas são distribuídas muitas mudas, mas elas morrem, porque não há orientação sobre os cuidados”.

Até agora, o Movimento Pró-Árvore identificou nove espécies. Os benjamins da Rua Gonçalves Ledo, 1535 e da Avenida Barão de Studart, ao lado da Igreja Betesda; o cajueiro e o pau-d´arco-roxo da Avenida Antônio Sales, 1780; uma paineira mais adiante na mesma via, na esquina com a Rua Oswaldo Cruz; timbaúba na Rua Joaquim Lima, 333, no Papicu; castanhola na Rua Desembargador Leite Albuquerque, 250; e a carolina, na Rua Oswaldo Cruz, 1221, esquina com Rua Deputado Moreira da Rocha. A pesquisa completa das principais árvores pelo Movimento ainda não tem data para ser concluída. “Como fazemos no nosso tempo livre, não sabemos quando vamos terminar”.

Trecho de matéria escrita por Kelly Garcia e publicada no Diário do Nordeste de 04/11/2012.

Enviada por Janete Melo para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.