Quando enviei, mais cedo, as participações de Clementina de Jesus do LP “O Canto dos Escravos”, estava longe de saber que a ‘bolacha’ havia sido remasterizada e transformada em CD. Pois acabo de receber, em troca, a informação abaixo. Só que, infelizmente, a informação é de março de 2008 e, apesar das minha tentativas, o link existente não funciona, e não consegui encontrar nada mais atual. O que não é de estranhar, considerando o que acontece com a cultura que não faz parte da mercantilização midiática neste País. [Atualização: para que quiser, novos links ao final da matéria]. TP.
O Canto dos Escravos – Clementina de Jesus, Tia Doca e Geraldo Filme
‘O Canto dos Escravos’ está de volta, em CD
O trabalho, original de 1982, reúne Clementina de Jesus, Geraldo Filme e Tia Doca, que interpretam cantigas ancestrais dos negros benguelas, de São João da Chapada, em Diamantina, Minas Gerais .
Um dos títulos mais importantes e corajosos da fonografia brasileira acaba de chegar, 21 anos depois do lançamento em elepê, ao formato digital. Trata-se de O Canto dos Escravos (dentro da série Memória Eldorado), coleção de 14 cantos da série recolhida por Aires da Mata Machado Filho no fim dos anos 20 do século passado, em São João da Chapada, município de Diamantina, Minas Gerais. Interpretando os cantos, Tia Doca, pastora da Velha Guarda da Portela, Geraldo Filme, um dos nomes fundamentais do samba paulistano, e Clementina de Jesus, a rainha negra da voz, como a definiram Moacyr Luz e Aldir Blanc. (mais…)