SBPT repudia ordem judicial contra médico que pesquisa malefícios do amianto

SBPT repudia interpelação judicial e se solidariza com médico pesquisador que estuda malefícios do amianto

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), associação médica sem fins lucrativos fundada em 1937 que representa especialistas nas áreas das doenças respiratórias, incluindo pneumologistas e cirurgiões torácicos, endoscopistas respiratórios e pneumopediatras, repudia a interpelação judicial impetrada pela indústria do amianto (Instituto Brasileiro do Crisotila) contra o pesquisador do CESTEH – ENSP – FIOCRUZ e Coordenador do Departamento de Doenças Respiratórias, Ambientais e Ocupacionais da SBPT, doutor Hermano Albuquerque de Castro.

Para a SBPT, é arbitrária a iniciativa desta entidade que reúne a indústria do setor contra o médico pesquisador da FIOCRUZ, um especialista na área das doenças ocupacionais, tendo como umas das suas áreas de pesquisa o uso de amianto e o desenvolvimento de câncer pulmonar e da pleura. A SBPT entende que temas polêmicos devam sempre ser debatidos, mas preconiza que eles se restrinjam ao âmbito científico.

“A SBPT cumprimenta e se solidariza com doutor Hermano Albuquerque de Castro, que com serenidade prossegue na incansável busca pela verdade científica em benefício de seres humanos, enfrentando o constrangimento pessoal em razão de sua luta a favor da vida. Defendemos veemente o livre exercício profissional e o que é justo. Exemplos como este nos fazem orgulhosos da nossa classe”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, doutor Roberto Stirbulov.

Estudos da agência internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc, por suas siglas em inglês) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) definem todas as formas de amianto como substância química cancerígena para humanos, classificada no Grupo 1, não havendo níveis seguros para a exposição a suas fibras, além de estar relacionada à ocorrência de diversas patologias.

A Resolução 348 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) considera o amianto como resíduo perigoso, devendo, quando retirado, ser acondicionado com segurança e levado a aterro especial.

Após a interpelação judicial, o doutor Hermano Albuquerque de Castro vem recebendo manifestações de apoio e solidariedade de diversas autoridades médicas e de entidades de reconhecida competência, entre as quais o Conselho Nacional de Saúde, o Inca e a Fiocruz.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/sbpt-repudia-ordem-judicial-contra-medico-que-pesquisa-maleficios-do-amianto.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.