Deputados cearenses vão reunir-se com o presidente da Fundação para acelerar definição sobre questão indígena
A bancada cearense no Congresso se reuniu na tarde de ontem com o governador do Estado, Cid Gomes, para tratar das prioridades para a apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União 2012. Os deputados e senadores cearenses aproveitaram o encontro para debater assuntos de interesse dos parlamentares e principalmente cobrar do governador um acompanhamento dos projetos estruturantes do Estado.
“Estive no dia 12 de setembro com o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e ele me informou que esse é um dos últimos entraves para o início das obras da refinaria. De posse desta informação, marquei uma audiência com o presidente da FUNAI e agora toda a bancada vai trabalhar para agilizar isso“, afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE). (negrito: TP)
Atraso
A primeira parte da licença do terreno da Refinaria já foi liberada, no entanto, uma tribo indígena, considerada extinta há mais de 10 anos, reclama agora a posse do terreno. Caso a bancada não consiga agilizar o processo, a segunda parte da licença só sairá no segundo semestre de 2012, o que atrasará em um ano o início das obras.
De acordo com a assessoria do governador, no encontro com a bancada, entre os projetos apresentados por Cid Gomes está o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O projeto compreende um sistema de canais que circulará o Estado por meio de gravidade e deve ser contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
Outro projeto apresentado durante a reunião foi o de ampliação do Porto do Pecém. Também foram debatidos os projetos do Arco Metropolitano, que partirá da rodovia BR-116, no município de Chorozinho, até a BR-222, próximo ao Pecém.
texto: repórter Ane Furtado, publicado no jornal Diário do Nordeste em 22/09/11
foto: Alex Costa
edição: Marco Krichanã
http://funaiceara.blogspot.com/2011/09/cobicada-terra-anace.html