MA – Mineradora ameaça despejar famílias em Centro Novo

Por Barack Fernandes

Mais de 100 trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Centro Novo no Maranhão participam de uma audiência neste dia 20, com Ministério Público Federal, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado – SEMA e o superintendente do INCRA. O motivo da reunião é denunciar o empreendimento da MCT – MINERAÇÃO LTDA, que está fazendo a lavra de minério de ouro em Assentamento da Reforma Agrária, envolvendo parte das localidades Projeto de Assentamento – PA Água Azul e Sabiá.

Os assentamentos atingidos pela MCT estão situados dentro da área da antiga COLONE. Com a falência da COLONE, a área foi transferida para o patrimônio da União Federal.

Presença ostensiva da empresa

O clima de apreensão na localidade aumentou quando da realização de uma audiência pública, em Centro Novo, para discutir o licenciamento ambiental da MCT, sem que o Sindicato de trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, ou qualquer Associação dos Assentados fossem convidados.

A presença ostensiva da empresa tem assustado os moradores, que poderão ter que sair de suas terras, para dar lugar ao projeto da empresa. Os funcionários da mineradora divulgam nas duas localidades que o projeto de mineração é irreversível e que fatalmente eles terão que ser retirados do local.

Regularização fundiária

O INCRA promoveu a regularização fundiária e legalizou os assentamentos, que beneficiam centenas de pessoas hoje. Os assentados já receberam crédito de implantação e para a aquisição de material de construção do governo federal.

http://www.forumcarajas.org.br/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.