Fazendeiro organiza “vaquinha” a fim de contratar pistoleiro para matar Quilombolas em Pirapemas, Maranhão

Esta denúncia da CPT Maranhão não pode ser simplesmente lida, comentada e esquecida. Companheir@s do estado já estão se articulando, mas é fundamental que nós, mesmo à distância, emprestemos a eles nosso apoio e o que pudermos fazer para ajudar. Onde estão a Defensoria e o Ministério Públicos, estadual e federal? Onde estão as (raras) vozes indignadas dos legislativos? Como estão as nossas vozes? Este Blog reitera publicamente o compromisso de garantir sempre não só a divulgação como seu apoio imediato à luta de Salgado e de outras comunidades como ela. Assinamos, denunciamos e, na medida do possível, estamos junt@s na articulação e na luta. Chega de mortes e de impunidade! TP.

“No último dia 7 de setembro, o fazendeiro Ivanilson Pontes de Araújo e outros asseclas reuniram-se no município de Pirapemas-Ma, numa escola municipal, no sentido de organizar uma “vaquinha”, objetivando arrecadar recursos para contratação de pistoleiros para executar as lideranças quilombolas de Salgado, especialmente os quilombolas Zé da Cruz e Zé Patrício.

Abertamente, sem constrangimento, o fazendeiro Ivanilson e sua irmã, Eliene, falam em matar os quilombolas.

Há duas semanas, o quilombola Zé da Cruz teve a casa invadida por um gerente da fazenda de Ivanilson, que disparou tiros contra sua residência. Para sorte do quilombola, este não se encontrava em casa.

O clima na região é de terror. O fazendeiro organiza a expulsão dos quilombolas de Salgado, fazendo uso de violência avassaladora. Desde 1982, Zé da Cruz e seus companheiros de luta são perseguidos pelo latifundiários da família Pontes. Em julho de 2011, o juiz da comarca de Cantanhede-MA, Frederico Feitosa, concedeu liminar de reintegração de posse contra as famílias quilombolas em apenas 23 minutos. Contudo, os quilombolas permanecem resistindo em seu território secular”.

Em 09.09.2011, Assessoria de Comunicação da CPT-MARANHÃO.

Leia também:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.