Lançamento do Comitê Rio em Defesa das Florestas: dia 9, às 10 horas

Dia 9 de setembro, 10h, no Espaço Tom Jobim (R. Jardim Botânico, 1008), tod@s em defesa do Código Florestal!

O Pré-Comitê Rio em Defesa das Florestas tem o prazer de convidá-lo para o lançamento do nosso Comitê, que acontecerá no dia 9 de setembro, às 10h, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Mais de 50 entidades da sociedade civil do Rio de Janeiro estarão reunidas, na ocasião, para lançar um movimento plural contra as mudanças no Código Florestal Brasileiro em tramitação no Congresso Nacional. Estarão presentes políticos, artistas, cientistas, ambientalistas e demais cidadãos dispostos a se manifestar contra o relaxamento da legislação ambiental no país.

A intenção é lançar um manifesto que repudie veementemente a proposta do deputado Aldo Rebelo aprovada na Câmara dos Deputados, que tem continuidade no relatório apresentado semana passada pelo Senador Luiz Henrique Dias.

Nosso movimento acontece em consonância com a opinião da comunidade científica, que alerta para os defeitos da atual proposta, e da maior parte da população brasileira, que se demonstrou contra o perdão de desmatadores e o aumento da devastação que o “novo” Código pode induzir.

O Comitê Rio é o braço fluminense do Comitê Nacional em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne 112 organizações da sociedade civil brasileira, com a campanha Floresta Faz a Diferença (www.florestafazadiferenca.org.br).

O estado do Rio de Janeiro, em especial, não pode ficar parado diante do enfraquecimento da legislação ambiental. Entre os problemas encontrados na nova proposta está o relaxamento da preservação de encostas, essencial para evitar desastres como o que afetou a Região Serrana no início deste ano. Como sede da Rio +20, que reunirá em 2012 autoridades de todo o mundo para debater o desenvolvimento sustentável, precisamos dar o exemplo. Temos recebido apoio de uma grande quantidade de instituições até o momento, e a lista continua crescendo (ela pode ser conferida em http://www.itpa.org.br/?p=1864).

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.