Evo Morales ameaça expulsar Usaid do país

Karol Assunção *

Adital – O mandatário boliviano, Evo Morales, acusou os Estados Unidos de estarem financiando protestos indígenas e ameaçou expulsar do país a Agência de Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). As organizações indígenas que coordenam as ações, por sua vez, desmentem Morales.

Para o presidente, é a Agência estadunidense quem financia, através de alguma organização não-governamental, os protestos de indígenas e dirigentes sindicais contra o governo. Morales qualificou tais organizações como “instrumento do imperialismo” e afirmou que “não tremeria a mão para expulsar” Usaid da Bolívia.

Uma das ações referidas por Morales é a VII Marcha pela Defesa do Território, das Autonomias Indígenas e dos Direitos dos Povos Indígenas. No início desta semana, mais de 500 indígenas saíram da cidade de Trinidad em direção a La Paz, sede do Governo. Entre as principais demandas, estão: a aplicação dos direitos coletivos, a consolidação e o respeito dos territórios, e a dignidade com desenvolvimento dos povos indígenas bolivianos.

As organizações indígenas em marcha, por sua vez, não deixaram Morales sem resposta. Ontem (23), a Confederação de Povos Indígenas da Bolívia (Cidob) divulgou um comunicado em que repudia as acusações do governo e afirma que os indígenas seguirão em marcha até conseguir os objetivos demandados.

“Rechaçamos todas as afirmações que tanto estes ex-dirigentes como alguns funcionários do governo estão realizando referidas a que nossa Marcha Indígena esteja sendo financiada por ONGs e por Usaid, qualificando estas afirmações como falsas e mal intencionadas, sendo ofensivas a todos os marchantes, pois nossa marcha se sustenta graças ao esforço, ao sacrifício e à solidariedade de cada um dos marchantes”, ressaltam.

Um dia antes da divulgação do comunicado de Cidob, a Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônia (COICA) expressou seu apoio à Marcha e convocou outras organizações indígenas a adicionar esforços “para defender a integridade do movimento na Bolívia sob os princípios da solidariedade, reciprocidade, cosmovisão, complementaridade e Participação política”.

Mais informações em: http://www.cidob-bo.org/

Com informações de Servindi

* Jornalista da Adital

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=48870

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.