CPT – No dia 19 de setembro de 2014, por volta das 23 horas, o trabalhador rural Ivan José Pereira Guimarães, morador da Colônia Marajoara, município de Rio Maria, no Pará, foi vítima de uma tentativa de homicídio. O fato ocorreu quando Ivan chegava a sua residência, momento em que sua esposa Elizete Pereira de Sousa desceu da moto para abrir o colchete da propriedade rural, surgindo repentinamente duas pessoas da penumbra noturna, efetuando os disparos.
No momento dos tiros, Elizete agiu imediatamente retirando seu filho de 11 anos da garupa da moto, e correndo em direção às pastagens, se escondendo em seguida, salvando a vida de seu filho e a sua própria. No entanto, o trabalhador rural Ivan teve sua perna esquerda alvejada pelos disparos, mas ainda assim conseguiu correr e se esconder nas pastagens.
A dupla de assassinos ainda procurou a família de Ivan usando lanternas para concluírem o “trabalho”, no entanto não conseguiram encontrá-los. Os fatos foram registrados na Polícia Civil de Rio Maria, e o Delegado Luiz Antônio está apurando o caso.
Rio Maria possui um histórico de violência no que se refere ao Sindicado dos Trabalhadores Rurais. Ivan José Pereira Guimarães apoiou nas últimas eleições para presidente sindical, chapa adversária a do atual presidente Carlos Cabral, que através de um processo eletivo tumultuado, com ações judiciais e muita polêmica, acabou sendo eleito.
Além disso, Ivan é uma das lideranças da Colônia Marajoara, que juntamente com cerca de outras 30 famílias buscam a regularização fundiária da propriedade rural.
Nesse sentido, exigimos uma rápida apuração do caso pela Polícia Civil de Rio Maria-PA, no sentido de identificar os autores do crime, e que a Justiça puna os responsáveis pelo episódio.
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Associação dos Trabalhadores/as Rurais Vitória da Conquista