Senado e Câmara discutem temas relacionados aos direitos indígenas nos dias 05 e 06/08

Temas de grande relevância na defesa das causas indígenas serão debatidos amanhã (05) no Senado Federal e quinta-feira (06)  na Câmara dos Deputados. Em Audiência Pública na CDH do Senado, será discutido o “Relatório da Violência contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2014”, a PEC 215/2000 que trata da demarcação das terras indígenas e a ‘Encíclica Verde’ anunciada pelo Papa Francisco. Já na Câmara, o tema da Audiência Pública será a Comissão Especial – PEC 215/2000. Segue abaixo a programação, com as listas d@s participantes: (mais…)

Ler Mais

Sobre o estado de saúde de Dom Pedro Casaldáliga

Antônio Canuto, secretário da coordenação nacional da CPT, e amigos visitaram Dom Pedro Casaldáliga ontem, 3 de agosto, em Ceres, Goiás, no Hospital Pio X, onde se encontra internado desde sábado, dia 1º.

Na CPT

Ele está acompanhado pelo padre Ivo, agostiniano, que mora com ele em São Félix do Araguaia (MT), um dos cuidadores que o acompanham nestes últimos tempos, sua sobrinha Glória e sua amiga, Maria, que quando chegavam em Brasília, procedentes de Barcelona, para visitá-lo em São Félix, souberam que ele estava em Ceres. (mais…)

Ler Mais

Por reforma agrária, MST ocupa ferrovia da mineradora Vale no Pará

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, existem 13 mil famílias acampadas nas regiões sul e sudeste do Pará; em compensação, o número de famílias assentadas nos últimos dois anos no estado foi de 711

Da Redação Brasil de Fato

Dois mil trabalhadores rurais sem-terra ocuparam a ferrovia de Carajás em Parauapebas (PA). A mobilização, que aconteceu na segunda-feira (3), faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, que conta com mobilizações em diversos estados durante esta semana. A via ocupada é utilizada pela transnacional Vale para escoar o minério extraído das minas do sudeste paraense até o porto de Itaqui, em São Luis (MA). (mais…)

Ler Mais

RJ – MPF pede que o Inea suspenda remoções de moradores de comunidade em Duque de Caxias

Comunidade Parque da Liberdade está sendo afetada pelas obras do PAC Iguaçu e do Projeto Transbaixada

MPF/RJ

O Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti (RJ) enviou recomendação ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para que suspenda as remoções dos moradores da comunidade Parque da Liberdade, em Duque de Caxias, até que seja comprovado o cumprimento rigoroso pela entidade dos direitos dos moradores à informação, participação e moradia. As remoções estariam ocorrendo em razão das obras dos empreendimentos PAC Iguaçu e Projeto Transbaixada, que utilizam recursos da União. (mais…)

Ler Mais

Líderes de várias crenças se reúnem para superar intolerância religiosa

Marcela Belchior, Adital

“Temos o direito a sermos iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a sermos diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza”, defende o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, em seu livro “Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural”. A partir desta premissa, representantes de várias religiões e doutrinas religiosas se reuniram para buscarem caminhos rumo à superação da repressão de crenças, durante o I Encontro “Fortaleza contra a intolerância religiosa”, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza [Estado do Ceará]. (mais…)

Ler Mais

Denúncia: Agente da CPT Acre é ameaçado de morte mais uma vez

Cosme Capistano da Silva, agente da CPT de Boca do Acre (AM), vem sendo ameaçado de morte desde 2009. Dessa vez a ameaça foi direta. Confira o depoimento do agente da CPT:

“Eu COSME CAPISTANO da SILVA, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Boca do Acre -AM, venho esclarecer o que está acontecendo no município em relação à violência no campo. Desde 2009 venho sendo ameaçado de morte por grandes fazendeiros e concentradores de terras. Boca do Acre é um município do sul do Amazonas onde ocorrem as maiores grilagens de terras públicas. Por isso é um local de intensos conflitos agrários resultantes do avanço da pecuária, da exploração madeireira e do desmatamento. (mais…)

Ler Mais