Denúncia: Agente da CPT Acre é ameaçado de morte mais uma vez

Cosme Capistano da Silva, agente da CPT de Boca do Acre (AM), vem sendo ameaçado de morte desde 2009. Dessa vez a ameaça foi direta. Confira o depoimento do agente da CPT:

“Eu COSME CAPISTANO da SILVA, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Boca do Acre -AM, venho esclarecer o que está acontecendo no município em relação à violência no campo. Desde 2009 venho sendo ameaçado de morte por grandes fazendeiros e concentradores de terras. Boca do Acre é um município do sul do Amazonas onde ocorrem as maiores grilagens de terras públicas. Por isso é um local de intensos conflitos agrários resultantes do avanço da pecuária, da exploração madeireira e do desmatamento.

A CPT é uma entidade que presta um serviço educativo e transformador junto aos povos da terra e aos pobres de DEUS, está sempre ouvindo os clamores que vêm dos campos e florestas e defendendo os direitos das famílias que vivem da terra. Mas em Boca do Acre a defesa da classe pobre afeta diretamente o interesse de grandes latifundiários edo  modelo capitalista de concentração da terra.

Em 2015 as ameaças voltaram com mais frequência. No dia 8 de julho o Senhor JOSÉ HONÓRIO CARDOSO, conhecido por “Zé Baiano”, acompanhado de dois funcionários seus, foi até a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Boca do Acre (STTR-BA) onde eu estava trabalhando. Ao entrar no recinto o mesmo senhor disse em tom intimidatório que só estava ali para me conhecer e que daquele dia em diante ele e seus homens iriam agir à sua maneira.

No dia 22 de julho houve uma nova ameaça quando o senhor Valdomiro, conhecido por “Baixinho”, foi até o mesmo local e disse em voz alta pra mim e para outras pessoas que estavam presentes que eu tinha que morrer, e que já deveria estar morto. Estavam presentes no local as senhoras Luzia Santos da Silva, Maristela Lopes da Silva, Catilene Peron, Edivânia e também o senhor Genival Lacerda. Essas pessoas testemunharam o ocorrido.

Já sofri muitas outras ameaças, mas nunca de forma tão direta e concreta como nessas duas situações. Se me matarem serei mais um que tomba na luta e deixo aqui registrado o nome das pessoas que me fizeram essas ameaças e que são facilmente localizadas na cidade de Boca do Acre.

Temo pela minha vida e por isso estou pedindo a ajuda das autoridades competentes para evitar mais uma tragédia no campo”.

COSME CAPISTANO DA SILVA

Boca do Acre-AM, 24 de Julho de 2015.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.