Nota da CNBB sobre a realidade atual do Brasil

“Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da iniquidade” (Tb 4, 5)

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, nos dias 10 a 12 de março de 2015, manifesta sua preocupação diante do delicado momento pelo qual passa o País. O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, a crise na relação entre os três Poderes da República e manifestações de insatisfação da população são alguns dos sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com muita luta e sofrimento.

(mais…)

Ler Mais

José Ribamar Bessa Freire: “Fica Dilma ou Dilma Go Home?”

“Guarda o dia de sábado. O sétimo dia é o sábado do Senhor, quando ele descansou. Por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:8-11)

Em Taqui Pra Ti

Parece que o Brasil entra num processo de venezuelização. A polarização está nas ruas e nas redes sociais, onde a intolerância continua a se alastrar de forma assustadora, com amigos se digladiando, se xingando. Manifestantes foram às ruas nas principais capitais do país para o “Fica Dilma” na sexta-feira, 13. O outro lado programou o “Fora Dilma” no domingo, 15. Acontece que entre o 13 e o 15, há o 14, o sábado, a terceira margem. E era no sábado, 14, que eu queria me manifestar, mesmo com o risco de pegar porrada dos adventistas dos dois lados. (mais…)

Ler Mais

Audiência sobre Barragem no Guapiaçu mostra mobilização e organização da população local

Serra Queimada, Cachoeira de Macacu [1]

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Numa terra de belezas e trabalho, a luta pela permanência no território se apresenta como uma história constante para muitas das famílias da Bacia do Rio Guapiaçu. No último dia 6 de março, em audiência com o secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, André Corrêa, a população juntou forças para mostrar o que fazem e querem daquele lugar. (mais…)

Ler Mais

Por cima do “cadáver” de Eduardo Cunha

Camila Nobrega
Do Canal Ibase

Nesta segunda-feira, 9 de março, o Largo da Carioca se transformou em extensão da Câmara dos Deputados, porém, deixando de lado o conservadorismo. No primeiro dia útil após o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – a legalização do aborto foi posta em pauta ali, em praça pública. Mas só depois de mais de cem mulheres passarem por cima de um boneco representando o maior inimigo do movimento que pretende pôr o assunto de fato em debate: Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara. No mês passado, logo após assumir o cargo, ele afirmou que o aborto legal só iria à votação por cima do cadáver dele. Juntando crítica e humor, as mulheres andaram, batucaram, sapatearam e dançaram até coco (ritmo pernambucano) e funk em cima do boneco que construíram para a data. O objetivo foi levar às ruas esse assunto tão árido, silenciado pela sociedade, embora seja responsável por complicações na saúde de mais de meio milhão de mulheres brasileiras todos os anos e leve à morte dezenas delas. (mais…)

Ler Mais

Plantando Ideias: Manguinhos lança projeto de consciência ambiental

Brooke Parkin – Rio On Watch

Quarta-feira 4 de março, líderes comunitários, ativistas do meio ambiente e jovens da comunidade de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro se reuniram na biblioteca da comunidade para lançar o projeto Plantando Ideias. A iniciativa é uma colaboração conjunta entre a Favela Teto Verde e a Favela Criativa. Durante a tarde, os moradores de Manguinhos realizaram uma série de eventos: jardinagem, grafite e shows de rap. Todos visando aumentar a consciência ambiental na comunidade. (mais…)

Ler Mais

SEPPIR e Minc discutem temas referentes às políticas de igualdade racial

Entre as pautas abordadas, a internacionalização das ações da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), além da importância de um sistema de museus afro

SEPPIR

Na manhã desta quinta-feira (12), a ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, esteve em audiência com o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Entre as pautas da atividade, a internacionalização das ações da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), por meio de acordos de cooperação com outros países; e a importância de um sistema de museus afro. (mais…)

Ler Mais

Há quase uma década, povo Guarani e Kaiowá sofre com tentativas de reintegrações de posse

CIMI

Kurusu Ambá, tekoha – lugar onde se é – Guarani e Kaiowá, abriu a temporada das tentativas de reintegrações de posse de áreas tradicionalmente retomadas e ocupadas por comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul. Desde 2007, Apyka’i, Yvy Katu, Pacurity, Guayvyry, além das aldeias Terena, foram algumas dessas terras há muito reivindicadas pelos indígenas e que tiveram ações de reintegração tramitando em alguma instância da Justiça Federal. “Guarani e Kaiowá não sai da terra que é dele. Sofre namão da fome, de pistoleiro, morre de todos os jeitos, mas fica. Autoridades precisam entender isso: a gente vai lutar pela nossa terra até o último índio vivo”, explicou Elizeu Guarani e Kaiowá, de Kurusu Ambá. São oito anos resistindo a tais expulsões. A última foi de Laranjeira Nhanderu, Guarani e Kaiowá. A comunidade se instalou na beira da estrada. Frio, fome, violência, alagamentos, alcoolismo.     (mais…)

Ler Mais

Manifestações de rua: Sexta-feira, 13 de março de 2015

Por Luciano Martins Costa, em Observatório da Impresa

Nesta data, movem-se na Avenida Paulista, em São Paulo, no Rio e em outras cidades, parcelas significativas do diversificado ativismo político que se forma à sombra da crise institucional criada a insuflada pela imprensa. Curiosamente, observa-se nos jornais o pipocar de manifestações pelo desarmamento dos espíritos e alguns apelos em defesa dos valores da democracia. O contexto lembra aquelas situações no pátio do recreio, quando os alunos mais velhos provocam brigas de meninos e depois se veem obrigados a apartar os contendores. (mais…)

Ler Mais