Terras quilombolas em Oriximiná (PA) devem ser tituladas em 2 anos, determina a Justiça Federal

A decisão foi tomada na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal atendendo à demanda da Campanha Índios & Quilombolas de Oriximiná.

Comissão Pró-Índio de São Paulo

No dia 24 de fevereiro, o juiz Érico Rodrigo F. Pinheiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Santarém, determinou que União, Incra e ICMBio concluam no prazo de dois anos o procedimento administrativo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelas comunidades quilombolas do Alto Trombetas em Oriximiná, Pará.  (mais…)

Ler Mais

Não dá mais para desprezar os impactos do desenvolvimento a qualquer custo

Por Amelia Gonzalez, no G1

Cento e sessenta e sete árvores derrubadas é o primeiro dos muitos transtornos que estão sendo esperados pelos moradores de Duque de Caxias por conta da já anunciada inauguração, para outubro deste ano, de um shopping no Centro da cidade. O calor já aumentou e já há mais mosquitos depois que a área verde foi retirada para dar lugar às torres de concreto no espaço de 11,5 mil metros quadrados.

Inconformados, cidadãos associados em 29 instituições (sindicatos, museus, associações de moradores , movimentos sociais etc) criaram um Fórum de Oposição e Resistência ao Shopping (Foras), que perpetua uma luta muitas vezes inglória, já retratada até na ficção, do homem contra o capital que chega prometendo empregos, geração de renda e atropelando os recursos naturais já em escassez. (mais…)

Ler Mais

“Las mujeres indígenas estamos orgullosas de nuestra identidad”

Día Internacional. Mujeres reafirman su identidad y su defensa a la Madre Tierra. De otro lado denuncian que siguen siendo víctimas de discriminación, registrando los más altos índices de pobreza, así como la peor atención en salud y educación.

Servindi

Con motivo del Día Internacional de la Mujer que se celebra hoy, la organización de mujeres indígenas Onamiap dio cuenta del duro y sacrificado camino que tienen las mujeres del Perú por recorrer a fin de conseguir el reconocimiento de sus derechos individuales y colectivos. (mais…)

Ler Mais

8 de março, celebrar o quê? Nós, mulheres negras marchamos

Por Emanuelle Goes*, em População Negra e Saúde

8 de março, dia internacional da mulher, o que vão celebrar? Na verdade não sei o que celebrar, ao meu redor só existe dor, sofrimento e opressão, no entanto tenho esperança, e a esperança surge na resistência negra, na minha ancestralidade negra, há esperança em nosso protagonismo, na Marcha Nacional de Mulheres Negras que tem sua demanda orientada para o enfrentamento do racismo, sexismo, violência e pelo bem viver. (mais…)

Ler Mais

Mídia e democracia: A contínua obscuridade dos interesses

Por Mailson Ramos, em Observatório da Imprensa

A imprensa hegemônica brasileira não favorece o debate. Amealha um punhado de intrigas políticas fundadas em interesses que as próprias organizações de comunicação insistem em esconder das suas redações. Publica-se o que deve ser publicado e ponto final. Das análises de sua mortificada ética e credibilidade não sobra um traço perfeito da verdade dos fatos, esta cantilena mentirosa e vil disparada em propaganda pelos próprios construtores da notícia. Luta-se antes por uma verdade que devora todas as outras, inclusive as verdades que o povo, agora navegador do mundo das informações, já interpreta como inverdade. Porque a imprensa hegemônica brasileira, de modo geral, abdica do senso comum para ser, como somente ela sabe ser, elitista. (mais…)

Ler Mais

Prestando Homenagem às Mulheres da Favela no Dia Internacional da Mulher

RioOnWatch

De acordo com uma pesquisa publicada em Um País Chamado Favela, de Renato Meirelles e Celso Athayde, as favelas do Brasil abrigam em torno de seis milhões de mulheres. Cerca de 40% dos lares nas favelas são sustentados financeiramente por mulheres, que são responsáveis por angariar R$24 bilhões dos recursos que entram nessas comunidades. A maioria das mulheres que vive nas favelas são negras, casadas e têm filhos. O estudo também revelou que 66% das mulheres da favela não desejam se mudar para fora da sua comunidade. (mais…)

Ler Mais

Carta Aberta às Autoridades Brasileiras: Proteção das Religiões de Matriz Africana contra os “Gladiadores do Altar”

Por décadas a Igreja Universal do Reino de Deus – IURD promove um massacre cultural e religioso contra as Religiões Tradicionais de Matriz Africana, perpetrando uma contínua, incansável, declarada e brutal perseguição através dos meios de comunicação social. A IURD promove o ódio religioso e através da bancada evangélica no Congresso Nacional estimula o fundamentalismo nas instâncias legislativas de nosso país, atentando contra o princípio constitucional que garante a laicidade do Estado. (mais…)

Ler Mais

União tem 90 dias para alugar sede provisória da Casai em Guajará-Mirim, RO

Cronograma de obras da sede terá que ser apresentado em até 30 dias. Recurso para reforma de prédio atual está disponível há mais de um ano.

Por Dayanne Saldanha, do G1 RO

A Justiça Federal determinou que a União acelere as obras de reforma da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Guajará-Mirim (RO) e estipulou o prazo de 90 dias para que seja alugada um imóvel onde a instituição funcionará provisoriamente. Em janeiro deste ano, os indígenas tomaram o prédio da Casai no município, por quatro dias, pedindo melhorias nas condições das instalações. A decisão da Justiça, tomada a pedido do Ministério Público Federal (MPF), também determina que um cronograma da reforma do edifício sede seja apresentado em 30 dias. (mais…)

Ler Mais