Não basta saber e estar preocupado: as meninas têm de ser empoderadas para acabarmos de vez com a violência
Um grupo de especialistas das Nações Unidas* apela aos Estados para intensificarem a luta contra todas as formas de violência contra as meninas indo para além da consciencialização e empoderando as meninas através do conhecimento, capacidades, recursos e opções de vida.
Por ocasião do dia Internacional do Dia da Menina, os especialistas da ONU sublinham que empoderar as meninas adolescentes e ajudá-las a alcançar o seu potencial é um passo fundamental para acabar com a violência contra as mulheres e meninas.
“Quando uma adolescente experiencia a violência, as suas escolhas e oportunidades são limitadas, e os efeitos da violência podem-se prolongar durante toda a sua vida e até mesmo para as gerações vindouras.
Para as meninas, a violência – física, sexual e emocional – é prevalente na adolescência e também é frequentemente cometida pelos mais próximos, inclusive os parceiros. Os dados indicam que cerca de 120 milhões de meninas com idade inferior a 20 anos em todo o mundo (1 em cada 10) experienciaram relações sexuais abusivas ou outros tipos de actos sexuais forçados, e uma em cada três meninas adolescentes casadas, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos (84 milhões) já foi vítima de violência psicológica, física, ou sexual cometida pelos seus maridos ou parceiros. (mais…)