Comissão da Verdade inspeciona instalações do Exército no Rio

Dylan Araujo – EBC

A Comissão Nacional da Verdade realiza hoje duas diligências de reconhecimento em instalações do Exército, no Rio de Janeiro. O grupo visita o 1º Batalhão de Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita, na Tijuca, na zona norte do Rio. O quartel abrigou o Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército, o Doi do Rio, um dos principais centros de tortura da cidade, onde foi morto o deputado Rubens Paiva.

Por volta das três da tarde, a Comissão fará o reconhecimento do Hospital Central do Exército, no bairro de Benfica, também na zona norte, local da morte de Raul Amaro Nin Ferreira. Familiares de Ferreira, sobreviventes e testemunhas acompanharão as duas diligências e darão seus testemunhos, in loco, aos peritos e assessores da CNV, como já ocorreu no Doi-Codi de São Paulo, na Vila Militar do Rio, na Base Aérea do Galeão (RJ) e na Casa Azul, em Marabá, no sudeste do Pará.

Raul Amaro Nin Ferreira, era Engenheiro mecânico de formação e trabalhava no Ministério da Indústria e do Comércio, quando foi preso em 1º de agosto de 1971 por agentes do DOPS. Morreu onze dias depois, aos 27 anos, no Hospital Central do Exército, depois de ter sido torturado no Doi-Codi.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.