Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena

Foto reproduzida do site da Funai
Foto reproduzida do site da Funai

Laced

A Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI / MEC, torna público que estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR.

O curso será oferecido na modalidade à distância, com carga horária de 180 horas. Foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento / Departamento de Antropologia – Museu Nacional (LACED/DA-MN-UFRJ), em diálogo com a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena/Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (CGEEI) e será certificado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

São oferecidas 240 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição e atendimento aos pré-requisitos (Termo de Compromisso assinado e Carta de Recomendação).

O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o Moodle (AVA@UFRJ) e seus objetivos são:

  • a) apresentar informações básicas sobre a presença e a participação dos povos indígenas no processo de formação do Brasil, suscitando debates e estimulando a revisão do que está, inadequadamente, descrito ou deformado por visões preconceituosas;
  • b) promover formação teórica e prática para a gestão etnoterritorializada da educação escolar indígena;
  • c) contribuir para a consolidação da política de implementação dos Territórios Etnoeducacionais, por meio da formação continuada para a gestão educacional.

Sobre o Público alvo e os Pré-requisitos:

1) Público alvo:

a) gestores, técnicos, professores, necessariamente em exercício nos sistemas públicos estaduais, municipais ou federais com ações voltadas para Educação Escolar Indígena.

b) membros das Comissões Gestoras dos Territórios Etnoeducacionais, membros da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena e interessados que façam parte de Fóruns e Comitês ligados à temática da Educação Escolar Indígena.

2) Pré-requisitos:

a) acesso a internet banda larga e disponibilidade de 8 (oito) horas semanais para dedicação ao curso, assinado em Termo de Compromisso anexo.

b) carta de recomendação (da chefia, no caso do servidor público) atestando o vínculo do candidato com gestão da educação indígena na função ocupada atualmente.

Para inscrição envie o Termo de Compromisso assinado e a Carta de Recomendação: via email para [email protected], e para o endereço:

Laced/Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ
a/c Antonio Carlos de Souza Lima
Quinta da Boa Vista s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20940-040.

Inscrições: de 18/09 a 25/10

Início: 10/11/2014

Email para contato: [email protected]

Faça aqui o download do Termo de Compromisso.

Comments (2)

  1. Trabalho com educação escolar indígena desde 2010, fazer esse curso é ampliar o conhecimento, e refletir sobre o trabalho que venho desenvolvendo

  2. Só coordenadora pedagógica da educação escolar indígena do Municipio de Altamira há 10 anos. Antes trabalhei como professora com o povo Xikrin do Bakajá, povo Arara da Aldeia Laranjal. Fazer esse curso vai ser um sonho realizado.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.