MG – Lançamento do Vídeo denúncia Baí Xexká Maxakali

baia xexkaComitê Mineiro de Apoio ás Causas Indígenas

O vídeo denúncia Baí Xexká, mostra a realidade do povo Maxakali tribo indígena do nordeste de Minas Gerais, povo específico, rico em diversidade cultural que apesar do massacre sobrevive e resiste tenazmente!

Curta metragem feito na ocasião de Audiência Pública na cidade de Águas Formosas, dia 10 de julho de 2014, com o tema: Atenção Básica à saúde dos Indígenas Maxakali.

Sub-tema: A exposição dos indígenas a situações de vulnerabilidade e o surto que vitimou crianças Maxakali em 2014.

A campanha SOS Maxakali surgiu do tamanho da calamidade que se abateu sobre o povo Maxakali, com altos índices de morte de crianças por diarreia e desnutrição, e doenças relacionadas ao uso de água contaminada e imprópria para consumo humano. A campanha recolheu ao longo de 4 meses de coleta em eventos em escolas e parques da cidade de Belo Horizonte mais de 500 quilos de doações em comidas, roupas e sapatos além de centenas de litros de água mineral.

O desafio agora é o envio das doações de BH à cidade de Santa Helena de Minas, que fica 600 km de distância da capital. Todo processo de doações da campanha desde a organização, coleta, viagens e eventos tem sido feito de forma voluntária e sem nenhum vínculo institucional ou partidário, com o único e exclusivo objetivo de levar aos parentes Maxakali um pouco de alento em meio a tanto sofrimento. E acima de tudo fortalecer a luta da resistência do povo Indígena contra o genocídio institucionalizado que vêm sendo implementado sobre os povos indígenas de todo o mundo no decorrer dos séculos de exploração e pilhagem a que estes povos originais sofreram e sofrem.

Com a exibição do vídeo pretendemos chamar a atenção da cidade e do Estado e dos que tenham olhos e ouvidos voltados para a justiça social para a situação dos indígenas Maxakali de MG. Arrecadar fundos para o envio de donativos e fortalecer a campanha de forma permanente para que alcance as demais aldeias Maxakali do estado de Minas e da Bahia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.