Aldeia temática de índios guarani é encontrada queimada em Aracruz

incedio_aldeia_guarani02Espaço era utilizado para visitação de escolas e turistas na aldeia Piraquêaçu

Da Redação Século Diário

Quatro cabanas da aldeia temática dos índios guarani foram encontradas queimadas na manhã desta segunda-feira (11), na aldeia Piraquêaçu, no município de Aracruz (litoral norte do Estado). No local, eles recebiam os não índios, que queriam entender o funcionamento de uma aldeia. O espaço era utilizado nos finais de semana e em eventos especiais, como a visitação de escolas e turistas. Os indígenas ainda não têm suspeitos de autoria do crime.

Entre as cabanas que foram destruídas estão as que retratavam a casa de reza e o local de reunião dos caciques. A aldeia temática Tekoa Mirim era frequentada pelas demais aldeias guarani da região – Boa Esperança e Três Palmeiras. Esse espaço é interligado ao ambiente do museu, que conta a história dos guarani sob a ótica dos próprios índios. Esses índios chegaram ao Espírito Santo na década de 1960, guiados pela xamã (guia espiritual) Tatatin Woa Retée em busca da “Terra sem males”.

No local da aldeia temática, os índios mantinham a vegetação de restinga intacta. Para chegar ao local, o visitante precisa passar por dentro da mata, demonstrando o zelo dos indígenas com a natureza. Essa aldeia tem uma pendência com a Petrobras, que transita com tratores por dentro da área. No local, passam as tubulações de um gasoduto da empresa. 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.