Bahia adere ao Programa Brasil Quilombola

Foto: João Zinclar
Foto: João Zinclar

Secom – Termina nesta sexta-feira (08) o XI Fórum Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Criado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), o Fórum é um espaço permanente de diálogo entre Estado e municípios a fim de definir estratégias conjuntas para implementação da Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontece às 15h30, no Hotel Bahia Mar, no bairro de Armação, em Salvador.

Durante o encerramento, o governador Jaques Wagner e a Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Silvany Silva, assinam o Termo de Cooperação Técnica de adesão da Bahia ao Programa Brasil Quilombola, uma reivindicação das comunidades para o avanço da luta quilombola na Bahia.

O programa

O Brasil Quilombola foi lançado, em 12 de março de 2004, com o objetivo de consolidar os marcos da política de Estado para as áreas quilombolas. Como seu desdobramento foi instituída a Agenda Social Quilombola, que agrupa ações voltadas às comunidades para Acesso a Terra; Infraestrutura e Qualidade de Vida; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local; Direitos e Cidadania.

Comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros. Levantamento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura (MinC) mapeou mais de 1. 500 comunidades no país. Os estados que têm o maior número de comunidades quilombolas são Bahia, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.