SP – Advogado de entidade de direitos humanos é agredido e preso durante reintegração de posse

Adital – O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos vem a público denunciar que durante a reintegração de posse da ocupação liderada pelo movimento Frente de Luta por Moradia (FLM), localizada à Rua Aurora, 713, no Centro de São Paulo, nesta quarta-feira, 25 de junho, ao providenciar a retirada dos moradores a polícia militar agrediu brutalmente o advogado Benedito Barbosa, que foi imobilizado e detido ilegalmente. Barbosa é ligado aos movimentos de luta por moradia e ao Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

Antônia Ferreira do Nascimento, do FLM, relata que a agressão aconteceu após o advogado tentar entrar no prédio para conversar com as famílias, “foi um monte de homem para um homem só, fizeram uma corrente em volta do Dito, enforcaram ele e depois o levaram para o 3º Distrito Policial”.

Os moradores declaram que, apesar da liminar de reintegração já ter sido discutida e esperada, os policiais agiram com truculência, empurraram idosos e retiraram crianças forçadamente do local. Antônia também diz que a força tática invadiu os apartamentos de forma agressiva, “foi uma violência sem sentido, tiraram crianças do berço e muitos móveis ficaram quebrados”.

No local, moravam 57 famílias, um total de 120 pessoas, que ocupavam o prédio desde o dia 06 de abril deste ano. Mesmo com ordem de reintegração, a ação não prestou o suporte devido ao destacar poucos caminhões que possibilitassem o despejo e a retirada de móveis dos moradores, denuncia o Centro Gaspar.

“O descaso do Poder Público já havia sido denunciado pelos moradores durante a posse do Conselho Municipal de Habitação, que aconteceu no dia 14 de junho, mas não foram ouvidos. Agora, as famílias ficaram acuadas e estão sem perspectivas para onde ir”, afirma a entidade. “A Prefeitura fez um cadastro parcial, ontem, mas não nos garante atendimento nenhum, a única coisa que temos agora são nossos móveis na rua”, conclui Antônia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.