Rio São Francisco sofre com pior estiagem dos últimos 50 anos

Trecho do rio São Francisco entre os municípios de Ponto Chique e Pirapora Renato Lopes/Agência Minas/Wikimedia Commons
Trecho do rio São Francisco entre os municípios de Ponto Chique e Pirapora Renato Lopes/Agência Minas/Wikimedia Commons

Anivaldo Miranda explica a situação atual do rio e fala da importância de se encarar com seriedade a gestão dos recursos hídricos

Por Beth Begonha, em Amazônia Brasileira/EBC

O programa Amazônia Brasileira recebe, nessa terça-feira (10), o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda. Ele fala aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a atual situação do rio, que sofre os efeitos da pior estiagem dos últimos 50 anos. Anivaldo explica como essa seca pode comprometer o abastecimento humano, a criação de animais, a produção de energia, as atividades industriais, a pesca e o meio ambiente, em toda extensão da sua bacia, que envolve mais de 500 municípios e cerca de 17 milhões de pessoas.
 
Ele comenta como está a situação dos reservatórios da bacia, que no último balanço, em maio deste ano, apresentaram queda no volume, em especial o reservatório de Três Marias, que chegou a 16% do volume total, metade do nível que registrou em 2001, na época do apagão em Minas Gerais.
 
Anivaldo Miranda nos fala, também, da importância da realização de estudos técnicos e científicos antes da concessão de outorgas para o uso das águas do São Francisco. Ele relata a preocupação do Comitê com a disponibilidade hídrica do rio e conta que será realizada a revisão do Plano de Gestão, um trabalho que será feito ao longo de 18 meses de estudos, com observações de campo e audiências públicas, para que seja estabelecido um equilíbrio entre os múltiplos usos da água, respeitando os limites do Velho Chico.

Baixar áudio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.