Solidariedade com a luta do Povo XOKLENG-LAKLÃNÕ!

1947886_10204015770897272_3294422394811761106_n

Prezados irmãos de luta e aliados da causa Indígena! Venho pelo presente divulgar em anexo a decisão de nossa Terra Indígena do Povo XOKLENG-LAKLÃNÕ, do Alto Vale do Itajaí – José Boiteux – Santa Catarina, sobre as PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ESTRADA, AS MÁS CONDIÇÕES QUE O ESPAÇO ESCOLAR OFERECE PARA AS CRIANÇAS XOKLENG. Neste sentido o governo estadual e município estão se omitindo quando se trata de atendimento para reforma e manutenção das estradas e construção de um espaço para educação infantil com transporte adequado e próprio para educação infantil, educação inclusiva e básica. Sobre tudo a unidade escolar oferece risco de contagiar doenças e até mesmo risco de a escola e o ginásio de esporte desabar sobre os alunos, e a estrada oferece risco de acidentes graves pelas péssimas condições para transitar.

Diante disso as aldeias Figueira, Coqueiro, Palmeira e sede, desde a semana passada fizeram suas reclamações sobre a condição das estradas que dão acesso as escolas, a escola indígena e a não-indígena. A escola indígena atende alunos de sete aldeias, Toldo, Coqueiro, Figueira, Palmeira, Barragem, Pavão e Sede. 

No dias seis (06) de maio de 2014 com a iniciativa dos pais foi feita uma reunião com os professores e o diretor da escola indígena. Onde decidiram fazer uma manifestação para que haja melhorias nas estradas que dão acesso a escola, casa de cultura e a cidade mais próxima. 


Exigimos reforma da Escola Indígena de Educação Básica Laklãnõ, do ginásio de esporte da escola, da casa de cultura, obras de saneamento básico. 

As crianças correm risco de vida ao irem para as escolas, principalmente quando começa a época de chuvas. Toda comunidade fica ilhada. A Barragem Norte foi construída para conter a água das chuvas que inundavam as cidades vizinhas e isolar a Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng. A situação na escola está precária, a GERED não dá a assistência necessária. 

Por isso trancaram as estradas, sem deixar passar carros dos Zug “brancos” . Os alunos, pais, professores estão reivindicando melhores condições. Passaremos a noite aqui e a estrada não será liberada até que tenhamos uma resposta concreta e medidas sejam tomadas imediatamente. 

Quando a comunidade reivindica assistência da prefeitura, eles alegam que o município não tem obrigação de fazer a manutenção das estradas porque a Terra Indígena é federal, e não da esfera municipal. 

O nosso Povo Xokleng/Laklãnõ, valoriza, sobretudo a família, ela é nossa base, sendo a nossa força para enfrentar os problemas que nos rodeiam. Eu não posso ser índio se meu pai ou minha mãe não se assumirem como tais. Não há espaço, para se achar Índio… Você é ou não é… Você nasce sendo, fazendo e acontecendo. Não cabe achismos ou simplesmente querer ser. É a coletividade que afirma esse pertencimento.

Não foi uma escolha, nascemos Xokleng/Laklãnõ e temos orgulho disso, por essa razão, dedicamo-nos a cada dia de nossa vida, em prol do fortalecimento da nossa Nação, pela garantia de nossa existência, assim como fizeram os nossos antepassados que muitas vezes doaram suas vidas, para que, continuássemos a nossa jornada, repassando a nós os saberes da nossa ciência, dos costumes, a nossa tradição, esse também é o nosso legado

Temos muitos companheiros de luta que não são indígenas em nossa aldeia, agradeço ao bom Aggl?n? por tê-los em nosso meio, pois a grande maioria ajuda a nossa causa pelo compromisso e amor, sem querer nada em troca, sem querem usurpar a nossa identidade, tornado ao logo de sua história em nosso meio, como integrante de nossa comunidade, entretanto se colocam como esposo, esposa, Indigenista, apoiador entre outros, por isso, respeitam a nossa identidade, bem como o nosso direito, sem interferir em nossa organização social ou em nossos costumes.

Parabenizamos a todos que são solidários a nossa luta, e precisamos mais do que nunca da ajuda de todos os nossos aliados, porém não aceitaremos em hipótese alguma que alguém venha se apossar da nossa história pretérita, da nossa Indigenidade, uma vez que, ela faz parte do bem da nossa coletividade Xokleng/Laklãnõ.

Abraços fraternos a todos,
Comissão de pais Xokleng/Laklãnõ

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.