Em São Luís! O Protesto Contra os Desmandos da Empresa Vale!

10247194_400996520041908_255366377111790410_n

Jornal Vias de Fato – O Seminário Carajás foi pra rua! Um grupo de 30 pessoas, entre militantes sociais, estudantes, sem-terra, índios e quilombolas, não se contentaram apenas em debate e estudar os problemas provocados pelo Programa Grande Carajás. Eles foram para rua! Ontem pela manhã este grupo promoveu um protesto em frente a Vale e protocolou uma carta de exigências. A atitude deste grupo pode parecer quixotesca, para alguns, mas, podem acreditar que incomodou.

Para dar maior visibilidade ao protesto alguns estavam com o rosto e os corpos pintados e usando adereços e 10 placas onde estava escrito: Não VALE poluir, Não VALE massacrar, Não VALE remover, Não VALE escravizar, Não VALE espionar, Não VALE saquear, Não VALE enganar, Não VALE corromper, Não VALE desmatar e Não VALE oprimir!
A carta de exigências aponta 13 itens: a maioria trata dos incômodos e desgraças promovidos pela passagem do trem da Vale entre São Luís e a Serra de Carajás e a indesejada duplicação desta ferrovia (declarado ilegal pela Justiça Federal. Entre eles estão o atropelamento de pessoas, as viagens clandestinas de crianças junto ao minério, a imensa poluição sonora, os alagamentos, os incêndios de florestas, o deslocamento de famílias e comunidades e os impactos em terras indígenas. Além disso, o documento exige atenção ao bairro de Pequiá de Baixo (Açailândia) e a questão da espionagem a organizações e movimentos sociais.
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Madalena Borges Awá-Guajá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.