RJ – Biblioteca Sem Paredes

biblioteca sem paredes

Por Daniele Carneiro, em Bibliotecas do Brasil
Fotos: Carlos Farias – Bibliotecas Sem Paredes

Biblioteca Sem Paredes é um projeto voluntário de Patrícia Chamon e Carlos Farias que busca promover e incentivar a leitura na capital do Rio de Janeiro. Os livros são arrecadados e doados por amigos ou pessoas interessadas em partilhar leitura e depois são disponibilizados em praça pública, numa banca para as pessoas que circulam pela Feira Desapegue-se.

Patrícia e Carlos começaram suas atividades com a Biblioteca Sem Paredes em dezembro de 2011 na Feira Desapegue-se, evento que ocorre uma vez por mês no bairro do Grajaú no Rio de Janeiro. Essa feira de sustentabilidade é um evento inspirador que oferece produtos diversos voltados para uma alimentação saudável, tem preocupação com o respeito ao meio ambiente e fortalece a prática da troca de objetos por outros, inclusive por abraços. A Patrícia é gestora do projeto e arrecada as doações, ela também é responsável pelo custo mensal da banca no espaço da Feira Desapegue-se. O Carlos é estudante de biblioteconomia na Unirio, e cogestor da Biblioteca Sem Paredes, responsável pela distribuição e entrega dos livros, bem como por manter a página no Facebook atualizada.

Com a parceria consolidada, a Patrícia arrecada os livros e guarda em casa e o Charles disponibiliza os livros tanto na feira quanto nas ruas, na universidade onde estuda, nos ônibus, no metrô e nos trens da cidade. Ele também oferece os livros pela página da Biblioteca Sem Paredes no Facebook e marca um local para a entrega. “Sempre tenho livros comigo para doar às pessoas. É um prazer imenso ver a reação delas quando as presenteamos com um livro. A única coisa que pedimos é que após ler, passem os livros adiante. O objetivo é que as pessoas peguem livremente os livros, levem-nos, leiam e depois os passem adiante. Com isso, facilitamos o acesso ao conhecimento, promovemos o hábito de leitura e incentivamos o desapego”.

Feira Desapegue-se

Os frequentadores da Feira são pessoas da vizinhança e de bairros próximos. Segundo Charles: “a energia é incrível e sempre recebemos muitas doações dos amigos que nos visitam bem como disponibilizamos os livros. Nosso desejo é poder fazer algo igual em mais praças de nossa cidade ao menos uma vez por semana, mas temos problemas de logística e não temos patrocínio para que isso aconteça”.

A Biblioteca sem Paredes funciona por meio de trabalho voluntário dos organizadores e de doações de livros recebidas dos usuários. A cada edição da Feira, é montada uma banca do projeto que disponibiliza os livros do acervo para que o público empreste e leve para casa. “Com isso, realizamos na prática o princípio de desapego que orienta esta feira de trocas e economia solidária, e, especificamente, o lema do projeto: ‘Leia e passe adiante’. A cada mês a banca funciona das 9h às 14h”.

Através do perfil no Facebook, criado para divulgar o projeto, Charles e Patrícia querem influenciar as pessoas a fazerem o mesmo: “é muito simples e prazeroso. Recebemos visitas de gente de todo lugar do Brasil e do exterior”. Através do Facebook os livros são partilhados com os visitantes e a forma como isso acontece é das mais simples: uma foto da capa do livro ou da folha de rosto é postada com sua resenha, e a pessoa interessada só tem que dizer o título que quer, e este imediatamente fica reservado esperando que seja marcado o dia e local da entrega do livro. Esta operação é feita sem nenhum ônus da parte de quem ganha o livro: “Outro desejo que temos é o de poder enviar livros para os leitores com a Biblioteca Sem Paredes bancando a remessa, mas tudo isso ainda é um sonho”.

No momento a partilha de livros acontece no Rio de Janeiro em razão do projeto ainda não ter uma verba específica para enviar livros para outros estados e até países distintos. Esta é uma das metas da Biblioteca Sem Paredes para 2014, já que a página no Facebook é visitada por pessoas de diversos estados brasileiros e também de países como Portugal e México. O Carlos conta mais: “Eu estudo na UNIRIO (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e quem visita a página do Facebook da Biblioteca Central da universidade pode chegar num link da nossa, é um apoio que recebemos e que comprova a seriedade do nosso trabalho”.

Em uma estimativa feita no mês de dezembro de 2013, Carlos e Patrícia calculam que o projeto partilhou uma média de 500 livros nos dois últimos meses do ano.

A Biblioteca Sem Paredes tem um marcador de página que é doado juntamente com os livros. No marcador os organizadores do projeto definem com a seguinte frase a sua missão: “Doar livros propagando o conhecimento e ampliando o horizonte do maior número de pessoas, esta é nossa missão.” Este é um sonho que Carlos e Patricia conseguiram tornar real: “Queremos conseguir apoio e suporte para poder fazer mais e melhor, tomara que consigamos o quanto antes”.

Patricia Chamon e Carlos Farias da Biblioteca Sem Paredes
Patricia Chamon e Carlos Farias da Biblioteca Sem Paredes



Quer ajudar?
Entre em contato pela página no Facebook do projeto (aqui) ou pelo e-mail: [email protected]. Visite a Feira Desapegue-se todo mês na Praça Edmundo Rego – Grajaú, Rio de Janeiro, RJ.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Flávio Bittencourt.

Comments (3)

  1. Olá, Daniela, bom dia!
    Como os comentários são moderados, só agora vi o seu e estou respondendo após fazer a devida correção.
    Também trabalhamos sob licença da CC e também fazemos questão de ter o devido crédito (o que nem sempre acontece) pelas matérias de nossa autoria que publicamos.
    Nossas desculpas a você, mas acontece que seu nome e o do Carlos, enquanto responsável pelas fotos, estão depois do Serviço e, acima de tudo, depois do Leia Mais. E a pessoa que postou simplesmente não os havia visto.
    Eles já estão ambos na matéria, não exatamente como você sugeriu, mas da forma que usamos, exatamente para dar o devido destaque aos autores e à fonte, bem no início da matéria.
    Atenciosamente,
    Tania Pacheco

  2. Olá, bom dia,eu sou editora do blog Bibliotecas do Brasil, esse texto é de minha autoria, e o blog está sob licença Creative Commons que permite que você faça utilização de textos e fotos postadas, desde que dê o devido crédito, então por favor coloquem o link para a matéria original e os créditos de quem fez a matéria, dessa forma:

    Texto de Daniele Carneiro do blog Bibliotecas do Brasil – http://www.bibliotecasdobrasil.com/2014/05/biblioteca-sem-paredes-rio-de-janeiro.html

  3. Olá, eu sou editora do blog Bibliotecas do Brasil, esse texto é de minha autoria, e o blog está sob licença Creative Commons que permite que você faça utilização de textos e fotos postadas, desde que dê o devido crédito, então por favor coloquem o link para a matéria original e os créditos de quem fez a matéria, dessa forma:

    Texto de Daniele Carneiro do blog Bibliotecas do Brasil – http://www.bibliotecasdobrasil.com/2014/05/biblioteca-sem-paredes-rio-de-janeiro.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.