Depoimento do Cacique Domiceno Tenharim sobre a pressão da PF para que confessasse, 15 dias antes de ser preso

Gravação feita por Mídia Ninja, em 15 de janeiro de 2014, na Aldeia Taboca, no km 150 da Transamazônica (BR 230).

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Quinze dias antes de ser preso pela Polícia Federal, juntamente com Gilvan e Gilson, filhos do falecido cacique Ivan, e Valdinar e Simião, da aldeia Marmelos, o Cacique Domiceno, da aldeia Taboca e uma das mais importantes lideranças Tenharim, deu o depoimento acima à Mídia Ninja, revoltado com a pressão da Polícia Federal para que confessasse um crime que não havia cometido, inclusive chegando a ameaçar sua família.

Só agora divulgada, a denúncia lança ainda mais desconfianças sobre as investigações que desde o início pareceram dirigidas para provar a culpa dos indígenas, sem sequer aventar qualquer outra possibilidade, embora a violência e a ação de jagunços não sejam em absoluto algo desconhecido na região.

Vale lembrar que os Tenharim presos em Porto Velho continuam a negar qualquer participação nos assassinatos, assim como seus companheiros das aldeias e seus parentes Jiahui. O  depoimento do Cacique Domiceno é, pois, mais um documento de extrema importância para todas as pessoas interessadas em que se estabeleça a verdade, e os responsáveis pelo crime sejam de fato punidos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.