No próximo mês povos indígenas e quilombolas do Maranhão e de outros estados do Brasil irão se encontrar, em Santa Helena – MA
MOQUIBOM – Esse Encontro, na verdade, já começou quando indígenas dos povos Krikati, Guajajara, Krenyê e Kaapor se encontraram pela primeira vez, em São Luís – MA, em agosto de 2011. Era tempo de jornada de luta camponesa que, no Maranhão, ganhou cores, sons e movimentos específicos, os dos quilombolas e indígenas em luta para defenderem seus territórios fundamentais para os seus modos de vida.
Foram oito dias que de cantos, danças e histórias de vidas partilhadas. Tempo oportuno para que uns e outros pudessem entender que as ameaças comuns estavam a exigir estratégia de defesa e resistência comuns. O inimigo é comum: o Estado, os latifundiários, empresas de mineração, madeireiros, etc.
Em setembro de 2012, por ocasião das Mobilizações Indígenas contra a Portaria 303, da AGU, uma comitiva quilombola esteve na Terra Indígena Pindaré para participar de manifestação contra a tal Portaria. Já tínhamos estado juntos em Brasília em mobilizações a favor do Decreto Presidencial 4.887/2003 que trata da titulação dos territórios quilombolas.
Em maio durante a realização Semana Social Maranhense estivemos reunidos quilombolas e indígena dos povos Krikati, Guajajara, Krenyê, Kaapor, Gavião e Krepymkateye. Em seguida, na aldeia Januária foi encaminhado a realização deste Encontro com os eixos: Memória, Resistência e Articulação.
Desde então fomos definindo e redefinindo data, local e outros pormenores.
LOCAL: Centro Diocesano de Mangabeira, município Santa Helena (MA);
DATA: 11 a 14 de novembro de 2013.