Do UOL, em São Paulo
A cervejaria japonesa Kirin, dona da marca Devassa, está sendo processada pelo Ministério da Justiça por um anúncio veiculado entre 2010 e 2011, considerado abusivo.
Na campanha publicitária da Devassa Tropical Dark, o anúncio traz uma ilustração de uma mulher negra, em pose sensual e com um vestido de gala com as costas abertas, junto à mensagem “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra“.
O anúncio foi considerado como “publicidade abusiva por equiparar a mulher negra a um objeto de consumo, por meio da comparação entre seu corpo e um produto”, segundo informou o Ministério em comunicado.
Se perder o processo, a cervejaria japonesa pode ter que pagar multa de R$ 6 milhões.
O Ministério da Justiça atuou a pedido do órgão de defesa do consumidor (Procon) do estado do Espírito Santo e após consultar os ministérios de Políticas para as Mulheres e de Igualdade Racial.
“Não se pode admitir que para vender um produto, sejam utilizadas mensagens discriminatórias, que reforçam estereótipos de gênero e étnico-raciais e contribuem para aprofundar desigualdades”, afirmou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Amaury Oliva.
A Brasil Kirin afirmou em nota que não comenta processos jurídicos em andamento. “A empresa reitera que conduz seu negócio com respeito e ética a todos os seus públicos e consumidores”, disse o comunicado.
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Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.
Veja comentário deste blog em 15/12/2010:
Afinal, onde anda a Lei contra o Racismo? Trancada dentro da cerveja Devassa?