AM – Polícia mantém ‘invasão’ isolada até nova decisão judicial, em Iranduba

Área está sendo ocupada por índios e não-indígenas há três meses (Foto: Márcia Oliveira/SSP/Divulgação)
“Área está sendo ocupada por índios e não-indígenas há três meses”. Foto: Márcia Oliveira/SSP

Medida cautelar impede entrada de pessoas e veículos em terreno. Cerca de 400 policiais montaram barreiras na área desde o início da manhã de ontem, 23

Por Eliena Monteiro, do G1 AM

Até nova decisão judicial, a polícia deve manter barreiras para impedir a entrada de veículos e pessoas em um terreno na AM-70, localizado em Iranduba, a 27 Km de Manaus. Na manhã desta segunda-feira (23), um efetivo de cerca de 400 policiais foi enviado ao local para cumprir uma medida cautelar expedida no dia 17 deste mês. A área está sendo ocupada por índios e não-indígenas há três meses.

De acordo com a Polícia Militar, foram montadas cinco barreiras. Por volta de 8h, houve tumulto no local, mas, segundo o Comando da Polícia Militar no Amazonas, a situação foi controlada e  até o momento, não houve confronto entre os policiais e os ocupantes da área. 

Indígenas concentrados na entrada do terreno AM 70. Foto: Márcia Oliveira/SSP
Indígenas concentrados na entrada do terreno AM 70. Foto: Márcia Oliveira/SSP

Cerca de 2.500 famílias, entre índios e não-indígenas, montaram acampamento no terreno. Os ocupantes chegaram a estocar alimentos. Segundo alguns moradores, eles pretendem resistir a uma possível reintegração de posse.

O subcomandante da PM no estado, coronel Moisés Cardoso, disse que a corporação está preparada para atuar, caso os ocupantes entre [sic] em confronto. “Quem tentar impedir a nossa atuação, estará descumprindo uma decisão da Justiça. Se houver algum tipo de ataque, vamos usar as técnicas e recursos: primeiro para a dispersão e depois para a prisão dos envolvidos. Mas, por enquanto está dentro do planejado”, disse.

Segundo o subcomandante, um planejamento integrado entre vários órgãos de segurança prevê o isolamento da área durante 24h do dia até uma nova decisão da Justiça do Amazonas. “Recebemos a decisão na quinta-feira [19]. Na sexta [20], fizemos uma reunião com os outros órgãos”, disse.

Segundo a assessoria da PM, participam da ação policiais do Batalhão de Choque, Canil, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Batalhão Ambiental, Ronda no Bairro, Departamento Nacional de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.