Por Jose Rosha
Na próxima sexta-feira, 13, às nove horas, acontece reunião de lideranças indígenas do povo Mura, dos municípios de Autazes e Careiro, com o Procurador José Júlio de Araújo Júnior, na sede do MPF. A reunião será para apresentar ao MPF relatos dos conflitos naqueles municípios decorrentes dos trabalhos iniciados pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI, para a demarcação das terras indígenas.
Em agosto passado, o Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, esteve reunido com trabalhadores e produtores rurais, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, para levantar dados sobre conflitos e violência no campo, no Amazonas. Um dos casos foi suscitado por um posseiro da localidade denominada Sissaíma, em Autazes, onde estaria havendo conflitos entre posseiros, fazendeiros e indígenas.
Na ocasião, somente representantes de fazendeiros e posseiros se manifestaram. Os indígenas não participaram da audiência. Na reunião desta sexta-feira 13, no MPF, que contará com representantes de dez comunidades, os indígenas apresentarão sua versão sobre os fatos para que seja encaminhada à Ouvidoria Agrária Nacional.
Nos municípios de Autazes e Careiro, por causa dos conflitos após o anúncio dos trabalhos para a demarcação das terras, pelo menos cinco indígenas passaram a receber ameaças de morte.