AM – Lideranças indígenas Mura levam denúncias ao Ministério Público

Indígena da etnia mura, moradora de aldeia localizada em Autazes, aponta área que ela foi invadida por rebanhos de búfalo (Bruno Kelly)
Indígena da etnia mura, moradora de aldeia localizada em Autazes, aponta área que foi invadida por rebanhos de búfalo (Bruno Kelly)

Por Jose Rosha

Na próxima sexta-feira, 13, às nove horas, acontece reunião de lideranças indígenas do povo Mura, dos municípios de Autazes e Careiro, com o Procurador José Júlio de Araújo Júnior, na sede do MPF. A reunião será para apresentar ao MPF relatos dos conflitos naqueles municípios decorrentes dos trabalhos iniciados pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI, para a demarcação das terras indígenas.

Em agosto passado, o Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, esteve reunido com trabalhadores e produtores rurais, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, para levantar dados sobre conflitos e violência no campo, no Amazonas. Um dos casos foi suscitado por um posseiro da localidade denominada Sissaíma, em Autazes, onde estaria havendo conflitos entre posseiros, fazendeiros e indígenas.

Na ocasião, somente representantes de fazendeiros e posseiros se manifestaram. Os indígenas não participaram da audiência. Na reunião desta sexta-feira 13, no MPF, que contará com representantes de dez comunidades, os indígenas apresentarão sua versão sobre os fatos para que seja encaminhada à Ouvidoria Agrária Nacional.

Nos municípios de Autazes e Careiro, por causa dos conflitos após o anúncio dos trabalhos para a demarcação das terras, pelo menos cinco indígenas passaram a receber ameaças de morte.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.