Estudante Negro da UFRJ é coagido a sair de ônibus universitário

Por Chico Motta, da Revista Virus Planetário*

Na terça-feira dia (26/02) , às 22h, voltando do IFCS onde assistia a aula, o estudante  de Filosofia negro, Aparecido de Jesus Silva, foi coagido pelo motorista do ônibus universitário para que se retirasse do mesmo.

Aparecido relata que  pegou o ônibus de número 160, placa KXW 4619, para o alojamento no terminal Rodoviário da Cidade Universitária. Ao entrar pela traseira do ônibus (que é gratuito) e sentar ao fundo, o estudante teria visto o condutor gesticular com as mãos e perguntar “Você vai para onde?”. “[o motorista] Parecia nervoso com minha presença”, informou.

Após parar em um ponto na cidade universitária, o condutor então teria aberto a porta dos fundos e  reclamado: “Não vai descer não”? Aparecido esclarece que apesar de haverem outros estudantes indo em direção ao alojamento, ele foi o único abordado.

A situação se agravou quando chegaram à Prefeitura Universitária. De acordo com os relatos o condutor teria aberto a porta do ônibus e dito: “você vai para onde? Desce do ônibus!”. Surpreso, Aparecido perguntou se era com ele “ É com você mesmo!! estou indo para o alojamento e você não vai ficar andando de graça. Desce do ônibus!”, teria gritado o motorista. Não satisfeito com a coação moral, percebendo o caráter racista da mesma, o estudante respondeu que o condutor deveria continuar a viagem pois era a função dele. Foi então que o motorista o teria ameaçado: “Você não vai descer não? Quando chegar no ponto final você vai se arrepender”, repetiu por diversas vezes.

Não se deixando abalar, de acordo com o seu próprio relato, teria respondido:  “Qual é o seu problema? Porque você não perguntou nada para as outras pessoas? Você é racista. Posso chamar a PM e prender você agora. Onde está a placa com o seu nome”.

Aparecido informa ainda que durante esse percurso final da viagem o motorista teria ironizado o fato de que pretendia anotar o número do ônibus. “Ele me ameaçou. Quero saber como vai ficar minha segurança aqui na Universidade (UFRJ) que estudo.” reclamou.

Procurada por nossa equipe de reportagem, a assessoria de imprensa da UFRJ informou que já recebeu a reclamação na ouvidoria e buscará as informações pertinentes para realizar as medidas cabíveis ao caso.

*Atualização 1: A Assessoria de Imprensa da UFRJ informou que os ônibus universitários são gratuitos para todos que circularem pelo Campus, sendo estudantes ou não, e que o serviço é  terceirizado.

http://www.virusplanetario.net/estudante-negro-da-ufrj-e-coagido-a-sair-de-onibus-universitario/

Enviada por Margaret Pereira.

Comments (3)

  1. Racismo nao é privilegio da elite hipocrita deste pais, tambem entre os “proletários” ha muito racismo, interessa ao tipo de regime que temos, por isso manter a maioria de nosso povo na ignorancia cultural é interesante.Veja os policias negros como tratam seus identicos no pais?Verdadeiros capitaes do mato

  2. A uma sociedade justa, sem racismo, homofobia, misoginia, trabalho escravo, exploração de todos os tipos. A uma sociedade humana.

  3. Já ouviram a versão do profissional condutor do veículo?
    Penso que tudo por aqui agora virou modinha, homofóbico, racista…Onde pretendem chegar?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.