Operários das obras do PAC são julgados em Rondônia

Governo do PT e empreiteiras colocam polícia para reprimir trabalhadores (Foto: Liga operária)

Os trabalhadores foram condenados por participarem dos protestos contra as péssimas condições de trabalho nas obras

No último dia 27, quarta-feira, 24 operários das obras da hidrelétrica de Jirau (RO) foram julgados acusados de participarem da Revolta de abril de 2012. Os  operários foram condenados pela Justiça que imputou vários crimes a eles, em mais caso escandaloso de tornar crime um protesto político de trabalhadores.

O caso mais significativo, no entanto, é a situação de 11 desses trabalhadores. Esse 11 companheiros estão desaparecidos desde que foram detidos pela Polícia Militar durante os protestos. Ninguém sabe o paradeiro desses trabalhadores, nem a empresa, nem o governo, nem os familiares sabem o paradeiro desses trabalhadores e a polícia, que os prendeu, também diz não saber.

Esses 11 desaparecidos foram também julgados e são agora considerados fugitivos da Justiça. A sentença é simplesmente um escândalo. É assim que são tratados os trabalhadores no País, o governo e a Justiça não quer saber o que aconteceu com esses companheiros que estão desaparecidos, “preferem” acusa-los de um crime que nem podem se defender.

Está claro que o caso desses companheiros deveria ser investigado por qualquer justiça minimamente séria como um grave caso de desaparecimento político, já que esses 11 trabalhadores estavam nas mãos da polícia.

Os protestos em Jirau, assim como os protestos que têm ocorrido nas obras do PAC do governo federal, foram marcados por uma repressão violenta da polícia, tendo inclusive assassinado pelo menos um companheiro. Mas há ainda relatos de tortura, espancamentos e maus tratos entre os operários.

O governo do PT coloca a Força Nacional de Segurança para reprimir os trabalhadores e servir aos interesses das grandes empreiteiras como a Camargo Correa.  A revoltas nas obras do PAC tem sido uma reação legítima dos operários às condições extremamente precárias de trabalho. Os trabalhadores são tratados como escravos nos canteiros de obras. O governo do PT, amigo dos capitalistas, prefere reprimir os trabalhadores e abre espaço para os torturadores agirem.

  • Pelo imediato cancelamento do julgamento dos trabalhadores presos e arquivamento dos processos
  • Imediata localização e responsabilização sobre a vida dos operários desaparecidos
  • Direito de greve
  • Todo apoio à luta dos trabalhadores das obras do PAC!

http://pco.org.br/movimento-operario/operarios-das-obras-do-pac-sao-julgados-em-rondonia/epbs,e.html

Enviada por Sonia Guarani Kaiowá Munduruku.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.