Em apenas sete meses, a PM matou 271 pessoas em São Paulo

De janeiro a julho deste ano a Polícia Militar matou 15% a mais do que no mesmo período de 2011; somente o mês de julho registrou aumento de 300% em relação ao ano passado

José Francisco Neto, da Redação

De janeiro a julho deste ano, inflou o número de mortes cometidas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foram 271 assassinatos, 15% a mais do que no mesmo período em 2011. Os dados são do Instituto Sou da Paz e da Ouvidoria da Polícia.

O mês em que a Polícia mais matou foi em maio: 52 mortes, 13% a mais do que na mesma época do ano anterior. O mês de julho ocupa o segundo lugar. De acordo com os dados divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o mês de julho registrou 42 assassinatos somente na Capital, 3 vezes a mais do que em julho de 2011. Os números são “injustificáveis” segundo o Instituto Sou da Paz, pois “nenhum crime aumentou 300% neste período”.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Polícia Militar confirmou os números, entretanto, ressaltou que em 83% das ocorrências de gravidade os criminosos, rendidos, são detidos ilesos. Informou também que o objetivo da corporação é sempre “restabelecer a normalidade, prendendo os criminosos e preservando todas as vidas”. (mais…)

Ler Mais

Audiência de conciliação no STF sobre obra de Lobato não chega a consenso

Heloisa Cristaldo, Repórter da Agência Brasil

Brasília – A polêmica sobre racismo em obra do autor Monteiro Lobato ainda não foi encerrada. Terminou sem consenso a audiência de conciliação realizada na noite de ontem (11) no Supremo Tribunal Federal  (STF).

Representantes do Ministério da Educação (MEC), da Advocacia-Geral da União e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) discutiram, com a mediação do ministro do STF Luiz Fux, o mandado de segurança do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) e do pesquisador de gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto contra o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que liberou a adoção do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, no Programa Nacional Biblioteca na Escola.

Para sanar os pontos críticos do debate foi marcada outra reunião para o dia 25 deste mês, no Ministério da Educação. O ponto central de discordância é a nulidade do parecer do CNE, que determina que Caçadas de Pedrinho seja distribuído às escolas acompanhado de nota técnica instruindo o professor a contextualizar a obra ao momento histórico em que ela foi escrita.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Callegari, o próximo passo é aprofundar o debate. “Primeiro na formação de professores, segundo nas orientações que chegam às escolas por meio das diretrizes do CNE e do próprio Ministério da Educação. E quando forem compradas novas obras, que tenham essas explicações acerca dos contextos históricos, contextos regionais”, explicou. (mais…)

Ler Mais

CAMAPET – Cooperativa de catadores é incendiada em Salvador

Informações encaminhadas através de Diosmar Filho:

Nesta madrugada de 12 de outubro 2012, tentaram calar de forma violenta a luta de jovens e adolescentes que estão fazendo a transformação autônoma e libertária na cidade de Salvador: a Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental – CAMAPET – sofreu um incêndio criminoso e o produto de suas lutas virou cinzas. Mas os sonhos e as esperanças, NÃO!

A CAMAPET foi fundada em 1999 e registrada em 2005, formada por jovens e adultos catadores da comunidade de Alagados/Itapagipe, resultado do processo de incubação promovida pelo Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, entre 1999 e 2001, com o objetivo de formação de um empreendimento que possibilitasse a geração de trabalho, renda e inclusão dos catadores. A Cooperativa funcionava num galpão da antiga Leste do Brasil – fruto da ocupação e da resistência nas estruturas abandonadas pelo Estado Brasileiro com a privatização e sucateamento dos trens -, no bairro da Calçada, em Salvador.

Pedimos a tod@s que conhecem essa grande e vitoriosa luta d@s catador@s de resíduos sólidos de Salvador que se juntem a nós neste momento de solidariedade e em rede para colocarmos de volta no lugar certo a grande vitória do povo da Bahia. Por favor, divulguem e peçam a quem puder ajudar que faça contato com Joilson  Santana (Presidente do CAMAPET) – 8784.4383; ou Ana Karine Nascimento – 8749.4979. Email: [email protected].

Nossos sonhos não morrem; se renovam nas cinzas, eternidade a esperança do povo negro”.

Ler Mais

Casos de meningite no Maranhão já chegam a 34

Ernesto Batista | Agência Estado

O número de casos suspeitos de meningite no sul do Maranhão subiu de 19 para 34. A informação foi divulgada pela Secretaria de estado de Saúde (SES) que também confirmou que nove há casos deram positivos e que também há cinco óbitos sendo investigados na região. Ainda segundo a SES, os casos são de meningite bacteriana e que uma força-tarefa com médicos e técnicos ligados ao governo estadual e do Ministério da Saúde estão fazendo o acompanhamento dos casos já notificados.

No esforço de combate á doença, toda a equipe de infectologistas do governo estadual, além de técnicos de vigilância epidemiológica foi deslocada para a região. A equipe conta com um helicóptero equipado com unidade de tratamento intensivo e um carregamento de 32 mil doses de vacina contra a meningite tipo A e C. Deste total de vacinas, 22 mil virão dos estoques do governo federal e 10 mil são do governo estadual.

A estratégia é vacinar a população dos povoados atingidos por casos da doença, fazer a profilaxia com uso de antibióticos e usar o helicóptero como suporte para deslocar os casos mais graves para hospitais de referência em Imperatriz, segunda cidade do Estado e distante cerca de 300 quilômetros da área atingida pelo surto de meningite.Segundo o subsecretário de Estado de Saúde, José Marcio Leite, todas as medidas necessárias para evitar o alastramento da doença estão sendo tomadas. (mais…)

Ler Mais

ONU: 21 Sesión del Consejo de Derechos Humanos revisa situación de pueblos indígenas

Servindi, 12 de setiembre, 2012.- Este martes 18 de setiembre se presentarán en el marco de la 21 sesión del Consejo de Derechos Humanos, que se desarrolla en Ginebra, los informes relativos a cuestiones indígenas y se celebrará un panel sobre pueblos indígenas y el acceso a la justicia.

El Relator Especial de Naciones Unidas sobre derecho de los pueblos indígenas, James Anaya, será el encargado de hacer las presentaciones ante el Consejo que incluye la exposición de su informe anual.

El mismo que se va referir a dos asuntos en profundidad: la violencia contra las mujeres indígenas y los impactos de las industrias extractivas que afectan territorios de los pueblos indígenas.

En la 21 sesión del Consejo Derechos Humanos que se inició este 10 de setiembre y que va hasta el 28 del mismo mes, el Relator Especial presentará también los informes de las misiones realizadas en Estados Unidos (abril-mayo 2012) y Argentina (noviembre-diciembre 2011). (mais…)

Ler Mais

MPF/PA quer prisão de envolvidos em trabalho escravo e desmatamento ilegal em Novo Progresso

Eleandro Pelerin e Davi Mello de Lima foram flagrados em operação do Ibama e ameaçaram os trabalhadores para não denunciarem as condições degradantes

Fonte: MPF – Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) enviou à Justiça Federal recurso pela prisão do fazendeiro Eleandro Pelerin e de seu empregado Davi Mello de Lima, flagrados no final de agosto mantendo trabalhadores em condições degradantes e fazendo desmatamento ilegal em Novo Progresso, sudoeste do estado.

O flagrante foi feito em operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas proximidades da Floresta Nacional (flona) do Jamanxim, mas o juiz federal Airton Aguiar Portela negou o pedido de prisão preventiva contra os dois.

O flagrante ocorreu na última semana de agosto, quando, durante a chamada operação Labareda, fiscais do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará identificaram mais de 300 hectares de mata derrubada em área pública na zona de amortecimento da flona, ao lado da Fazenda Vitória, de Eleandro Pelerin, às margens da BR-163. (mais…)

Ler Mais

Senado tenta salvar Código

Fonte: Correio Braziliense

Uma garantia dada ontem pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), poderá impedir que a medida provisória que regulamenta o Código Florestal Brasileiro perca a validade. O texto deveria ter sido aprovado na Câmara na semana passada, mas um impasse entre ruralistas, ambientalistas e o governo impossibilitou a votação. Agora, todos correm atrás de um acordo que viabilize a aprovação do texto até o dia 8 de outubro.

Esta é a última semana de esforço concentrado do Senado antes do primeiro turno da eleição municipal. Sarney, no entanto, disse que há possibilidade de os senadores serem convocados para uma sessão extraordinária, provavelmente no dia 28, desde que haja consenso sobre o código entre os deputados, que se reúnem em novo esforço concentrado entre os dias 18 e 20. “Vamos esperar. Se a Câmara votar, podemos, com acordo de líderes, convocar uma sessão para isso. Mas, sem acordo será impossível”, assegurou o presidente.

O pedido para que o Senado se reuna para apreciar o texto foi feito a Sarney pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que está otimista em relação à possibilidade de acordo no sentido de que a MP seja votada na semana que vem. “Todos concordam que não votar a medida traria mais prejuízos que benefícios, seria um tiro no pé dos agricultores e uma situação indesejada para o país”, avaliou. Segundo Maia, esse também é o entendimento da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com quem conversou ontem. A ministra, porém, não assumiu nenhum compromisso em nome do Planalto para que o texto aprovado não sofra vetos da presidente Dilma Rousseff. (mais…)

Ler Mais

Disputa pela posse de terras pode derramar sangue no Mato Grosso

No dia 04 de setembro, a editora deste “Quem tem medo da democracia?” estava em um ônibus dirigindo-se a São Félix do Araguaia, onde tinha entrevista marcada para o dia seguinte com Dom Pedro Casaldáliga. O ônibus foi barrado na entrada do povoado conhecido como Posto da Mata (MT), área de disputa de terras. 

 

Por Ana Helena Tavares, do “Quem tem medo da democracia?“

Estradas estão bloqueadas no Mato Grosso, região norte Araguaia, desde 04 de Setembro, devido a uma disputa pela posse de terras entre produtores rurais e a Funai. Com os bloqueios, várias cidades ficam isoladas, com problemas de abastecimento. Uma sentença judicial garante que o local é reserva indígena, chamada Maraiwatsede, e obriga os posseiros a saírem até o final de setembro. O Exército poderá intervir. (mais…)

Ler Mais