MG – Seca do Rio Doce já deixa pescadores em alerta

As pedras tem chamado atenção. Quem mais sofre com esta situação, que segundo os especialistas está um pouco pior que em outros anos, são os pescadores e os animais deste habitat

Em alguns pontos do Rio Doce em Governador Valadares as pedras à vista denunciam um período de seca. Pescadores da região começaram a sentir prejuízos por conta da estiagem. Rodolfo Zulske é presidente da colônia de pescadores da cidade e diz que a falta de chuva, somada a degradação e proliferação de algas tem sido um entrave para a classe.

Hoje na região leste do estado há, aproximadamente, 450 pescadores registrados na associação, o presidente diz que do início do ano até agora a quantidade de peixes captados diminuiu muito. No início do ano pescava de dez a doze quilos de peixe. Agora, não passam de cinco.

E a previsão de chuva pra região não é tão animadora. De acordo com o site clima tempo só deve chover na segunda-feira e mesmo assim apenas dois milímetros.

Ontem o setor de captação do SAAE registrou o índice mais baixo de 9 centímetros. Hoje a régua marcou 24. Para o engenheiro agrônomo Alexandre Sílvio, quanto menor for o nível do rio, mais riscos para os animais que dependem deste habitat.

A conscientização sobre o uso correto da água é importante em qualquer época, mas principalmente agora. Economizar é essencial para que se tenha o recurso sempre disponível. E a poluição também precisa ser controlada. Atitudes que podem ajudar a amenizar os prejuízos que pode ser sentidos por toda a comunidade.

Enviada por José Carlos.

http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=19193

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.