Pesquisadores da Fiocruz testam novo método de diagnóstico da esquistossomose

A esquitossomose é transmitida por meio da água contaminada. Em Tabuas, os moradores podem ter contraído a doença em um rio da região.

Dor de cabeça, fraqueza e falta de ar são as reclamações que chegam a todo momento em um consultório médico que fica na comunidade de Tabuas, zona rural de Montes Claros. Esses sintomas podem ser esquistossomose, doença que afeta dois milhões de pessoas no mundo.

O médico e pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz (OMS), Paulo Marcos Coelho, é o responsável pelo método adotado pela Organização Mundial da Saúde para diagnosticar a doença. De acordo com a OMS, ela se alastra, principalmente, nos países mais pobres. No Brasil, além da região sudeste, o Norte de Minas apresenta alto índice de casos diagnosticados. No povoado de Tabuas, das 149 pessoas examinadas, 51% delas foram diagnósticados com a doença.

A esquistossomose é transmitida por meio da água contaminada. Em Tabuas, os moradores podem ter contraído a doença em um rio da região. A situação é mais preocupante no período chuvoso porque parte do esgoto do distrito de Nova Esperança é despejado no rio.

Além do atendimento aos pacientes, os médicos verificam o peso para dosagem corrreta dos três medicamentos usados no tratamento da doença. Todos são distribuídos de graça pelo Ministério da Saúde. Essa é a segunda etapa de um processo que começou há três meses.

Só no Brasil, segundo os pesquisadores da Fiocruz, cinco milhões de pessoas tem esquitossomose. A doença causa obstrução das veias do baço e do fígado. O trabalho de prevenção é feito com a identificação e tratamento dos doentes, saneamento básico, combate do caramujo hospedeiro intermediário e educação em saúde.

Enviada por José Carlos.

http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=19195

Comments (1)

  1. Só agradecimentos. A vida de nós seres humanos, depende de várias pesquisas dentro dos parâmetros da medicina. Para erradicarmos as doenças Contagiosas! O maior campo de pesquisas como a Fiocruz. O mudo depende de melhores descobertas! Gilson Barbosa Sena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.