Lino Guerreiro mostra a lista de perdas de bens materiais: de automóvel a criação de animais (Foto: Danilo Ramos/RBA)
Lino Guerreiro perdeu casa, bens materiais e emprego registrado. É o retrato de outras famílias de trabalhadores que moravam na comunidade e, um mês depois, ainda vivem na incerteza
Por: Letícia Cruz, Rede Brasil Atual
São José dos Campos – Há seis anos cadastrado em um programa habitacional de São José dos Campos (a 97 quilômetros da capital paulista), José Lino Guerreiro é um dos tantos que lamenta hoje a falta de moradia – 30 dias depois da reintegração de posse que expulsou 1.600 famílias do terreno do Pinheirinho.
Munido de documentos que comprovam suas perdas, o sem-teto relatou sua situação à Rede Brasil Atual. “Não tem mais ninguém da mídia para dar um apoio em um momento tão crítico como este, de incertezas”, lamentou. Pai de seis filhos – sendo três crianças -, apresenta-se como um dos líderes do movimento dos moradores da comunidade expulsos de suas casas no último 22 de janeiro.
“Eu acho que não tenho mais capacidade de recuperar minha dignidade. Sempre trabalhei, minha esposa sempre trabalhou e ainda assim fomos tratados como bichos”, lamentou. Guerreiro saiu de casa com a roupa do corpo naquele domingo, às 4h15 da manhã. Em uma ficha da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, preenchida por ele mesmo, uma extensa lista dos pertences perdidos, incluindo galinhas e patos que criava em seu quintal. (mais…)

Continuando na perspectiva de ser um campo de debates para a Conferência Mundial Rio+20, a ENSP dará início ao ano letivo de 2012 recebendo o coordenador do Movimento Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, no dia 14 de março, para proferir a aula inaugural, que terá o tema Contra os agrotóxicos e pela vida. O coordenador, que esteve na ENSP ano passado, falará sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, que tem como objetivo ampliar o debate com a população sobre a falta de fiscalização do uso, do consumo e da venda de agrotóxicos, a contaminação dos solos e das águas, bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores das comunidades rurais e dos consumidores das comunidades urbanas. A aula inaugural é aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será realizada às 9h30 no auditório térreo da ENSP.
Servindi, 21 de febrero, 2012.- Pobladores de la Comunidad de Yurajhuanca, en el distrito Simón Bolívar, Región Pasco, denunciaron la semana pasada que un derrame tóxico de la Compañía Minera Aurífera Aurex S.A. habría ocasionado la muerte de doce ovinos.
Servindi, 21 de febrero, 2012.- Un novedoso software diseñado para que los niños indígenas refuercen el aprendizaje de su lengua materna y para que desarrollen sus capacidades en las ciencias y otras áreas, fue presentado por la Dirección General de Educación Indígena (DGEI) en el marco del Día Internacional de la Lengua Materna, celebrado hoy 21 de febrero.

Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando