Retomam diálogo sobre hidrelétricas no Panamá

Panamá, 16 fev (Prensa Latina) Os negociadores indígenas e do governo panamenho retomam hoje a discussão do artigo 5 de um projeto de lei mineira, sobre a base de uma nova redação apresentada pelo ministro de Governo, Ricardo Fábrega.

O debate realiza-se no Salão Azul da Assembléia Nacional com a presença do pároco Eusebio Muñoz, o monsenhor José Luis Lacunza e o reitor da Universidade do Panamá, Gustavo García de Paredes, como mediadores.

A cacique geral Silvia Carreira encabeça a delegação da Coordenadora pela Defesa dos Recursos Naturais e os Direitos do Povo Ngöbe Buglé e Camponês, enquanto o governo é representado pelo ministro Fábrega e pelo titular de Indústria, Ricardo Quijano.

Ontem Fábrega apresentou uma nova proposição na qual propõe que para a construção de hidrelétricas em territórios das comarcas se terá que fazer a consulta ao Congresso do povo indígena, encarregado de tomar uma decisão.

Não se deram muitos detalhes, ainda que se diz que a proposta também estabelece a suspensão de todas as concessões outorgadas para a construção de projetos hidrelétricos dentro da comarca, mas não há clareza suficiente.

Segundo algumas versões, Fábrega teria dito que a nova proposição pode caminhar pois os desacordos se reduziram a só um ponto, relacionado ao que parece com uma área da comarca relativamente pequena onde não há população, que é afetada por uma hidrelétrica.

O presidente da Comissão de Comércio, deputado oficialista Raúl Hernández solicitou à Coordenadora que envie uma mensagem aos indígenas, já que segundo ele, recebeu relatórios de fechamentos nas vias de Viguí em Veraguas e Horconcitos em Chiriquí.

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=478667&Itemid=1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.