A relação entre a ALUMAR e o SINDMETAL nunca foi um mar de rosas, mas a empresa adota cada vez mais praticas anti-sindicais e maneiras duras de combater a entidade que luta em defesa dos trabalhadores.
Com a chegada da nova gerente de Recursos Humanos, Tereza Cristina Cavalca, em agosto de 2011, essas tentativas de inviabilizar o trabalho do sindicato estão mais freqüentes. Após ameaçar retirar o pagamento de salários dos três diretores do Sindmetal que estavam licenciados – o que condicionou os dirigentes a retomarem o trabalho dentro da fábrica -, agora a prática de “boicotar” a atividade sindical está clara dentro da empresa, com a violação de retirar a licença sindical e o desrespeito a diversas normas e orientações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), CLT e da própria Constituição Federal.
O presidente do Sindmetal, José Maria Araújo, de acordo com o Estatuto da entidade, é competente para os atos administrativos, que dependem de sua assinatura e controle. Dentro da ALUMAR, Araújo não tem sequer acesso à internet ou estrutura para desenvolver a gestão sindical. A empresa recebeu Ofício com as reivindicações do Sindmetal, e respondeu negando acesso à internet, uso de celular, distribuição de comunicados e limitando a participação do presidente em eventos a 3 dias/mês, o que na prática inviabiliza a atividade sindical. A medida é ilegal e merece avaliação dos órgãos públicos competentes. (mais…)
O bispo de São José dos Pinhais (PR) e presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) faleceu hoje, dia 13 de fevereiro, aos 74 anos, em decorrência de um câncer. De origem camponesa, Dom Ladislau nos deixa seu legado de luta pelos direitos dos camponeses e contra a violência no campo.


Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando