PB – Fundada a União dos Quilombolas de Coremas

União dos quilombolas em Coremas

Foi fundada no último domingo dia 18 de dezembro de 2011, a União dos Quilombolas de Coremas-PB, que contou com a presença de mais de 60 quilombolas, representantes de associações, com objetivo de unificar a comunidade no município, visando construir alternativas, especialmente para os graves problemas enfrentados como falta de moradia, educação pública, gratuita e de qualidade, saúde, geração de emprego e renda, dentre outros.

O Secretário Estadual do Movimento Negro e Diversidade do PCdoB na Paraíba, Dr. Manoel Donato de Almeida, participou do evento, onde fez uma exposição acerca das políticas públicas direcionadas para os quilombolas, onde afirmou que precisa ser discutida a organização dos mesmos através das associações e uniões, para que todos possam ser contemplados com as ações governamentais de forma justa, transparente e acima de tudo, no sentido de reverter à atual situação que vive hoje diversas comunidades quilombolas no Estado da Paraíba.

Segundo o professor Donato, o próximo passo será a fundação da UNEGRO em Coremas e outros municípios onde exista a organização dos quilombolas, ampliando posteriormente para os demais municípios no Estado, que comporem grupos de afro descendentes. “Vamos inicialmente começar o nosso trabalho onde já exista alguma organização de negros e em seguida vamos organizar a UNEGRO em diversos municípios do Estado da Paraíba,” disse Almeida.

O Secretário de Movimentos Sociais do PCdoB/PB, José Gonçalves, deu apoio para a fundação da União dos Quilombolas de Coremas, que escolheu uma direção composta por 9 membros e que no prazo de 90 dias realizará uma reunião com o objetivo de planejar as ações para 2012. “Uma iniciativa brilhante dos quilombolas de Coremas, pois estivemos aqui fundando o PCdoB, em seguida, o sindicato dos servidores municipais e agora estamos dando o apoio para organizar os quilombolas no município,” disse Gonçalves.

O presidente da Associação dos Quilombolas da comunidade de Barreiras, José Jorge, denunciou a pressão que o IBAMA está fazendo praticamente impedindo que os mesmos possam preparar suas roças para fazer o plantio. “Estamos passando por muita dificuldade, pois não podemos derrubar um pé de jurema para poder colocar nossas roças e como vamos
produzir alimentos para as nossas famílias”, denunciou.

Estiveram presentes, participando do 1° Encontro de Quilombolas de Coremas, representantes das igrejas católica e evangélica, pastoral da criança, Emater e da Câmara de Vereadores.

http://www.vermelho.org.br/pb/noticia.php?id_noticia=171356&id_secao=88

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.