“Os trabalhadores foram livres e retornaram para suas trincheiras!”

No dia 9 de dezembro de 2011, cinco integrantes do MST foram presos em Canto Escuro, Município de Uruburetama, Ceará, sob a acusação de furto de telhas de uma casa abandonada (que depois se mostraria totalmente falsa e indevida). Levados para a Delegacia Regional de Itapipoca, um senhor de saúde frágil e um adolescente foram liberados ao longo do dia. Os outros três prisioneiros, entretanto, foram indiciados sob a acusação de furto qualificado, e nem a chegada de seu advogado conseguiu liberá-los, pois o delegado alegava que, sendo fim de semana, não sabia quem era ou como localizar o Juiz de plantão. Esse incidente levou inclusive quatro entidades do Ceará a entrarem com requerimento junto ao Tribunal de Justiça e à Defensoria Pública solicitando que os nomes e contatos dos juízes e defensores de plantão nos finais de semana e feriados sejam afixados nas delegacias e cadeias (mais informações AQUI). Ontem à tarde, graças à atuação da equipe da RENAP Ceará, os três trabalhadores rurais foram liberados e puderam retornar à sua comunidade. Abaixo, a notícia, tal como foi enviada por e-mail pelo advogado popular Cláudio Filho a seus colegas e amigos, comemorando com emoção a vitória da justiça. TP.

“Os trabalhadores foram livres e retornaram para suas trincheiras!

Após MUITO trabalho; um despacho na última hora do plantão judiciário; depois de muito suor e poeira na estrada entre Fortaleza e Uruburetama; e, com muito empenho e solidariedade, conseguimos uma vitória.

Ainda esperando 45 minutos dentro da Cadeia Pública tentando explicar para o carcereiro, o diretor da cadeia (que chegou a ligar diretamente para o juiz) e policiais militares, como conseguimos o relaxamento da prisão em um domingo à noite!, pudemos, enfim celebrar a liberdade, no meio do acampamento, com os (agora) livres trabalhadores, suas famílias e a comunidade que sempre os apoiou. Foi uma noite linda!

Os trabalhadores foram livres e retornaram para suas trincheiras!

Parabéns aos/às que, de diferentes formas, contribuíram para essa vitória.

Estou retornando para Uruburetama agora, para encaminhamentos no processo e trazer os companheiros livres para, no encontro estadual do MST, darem seu testemunho.

Essa será uma das místicas de nosso encontro e desse fim de ano!

Cláudio”.

Comments (1)

  1. Falta de respeito com os direitos humanos dos menos favorecidos por sociedade dividida entre classes.Todos nos temos direitos a uma terra e sermos livres…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.