Câmara avalia plano contra racismo, mas empresa carioca contrata “só brancos”

Anúncio de emprego na Zona Norte do Rio limitava contratação apenas para brancosJorge Lourenço

Menos de uma semana após uma audiência pública na Câmara revelar que o país pode ter um plano nacional de combate à violência contra o jovem negro em 2012, uma oferta de emprego na Zona Norte do Rio de Janeiro deixou bem claro em que pé está a suposta “democracia racial” brasileira.

Bem ao lado da estação de metrô da Pavuna, um cartaz oferecia vagas para bombeiros, eletricistas e pedreiros, mas com um aviso sublinhado: “só brancos”.

Clarinho pode

A foto do cartaz rapidamente se espalhou nas mídias sociais e a pessoa identificada apenas como “Russo”, ainda sem saber da repercussão do seu anúncio, esclareceu para algumas pessoas que “se for um mulato bem clarinho, pode”. Já nesta quarta-feira (07/12), quem tentava ligar ouvia apenas que as vagas já tinham sido preenchidas ou eram cortadas prontamente pelo contratante.

Justificativa

Quando questionado sobre a razão da negativa para negros, “Russo” justificava que era um pedido dos condomínios para os quais os trabalhadores seriam mandados.

Em tempo

No final de novembro, uma estagiária do suntuoso Colégio Internacional Anhembi Morumbi, em São Paulo, acusou a instituição de mandá-la alisar o cabelo para manter a boa aparência. Negra, a estagiária usava um penteado afro.

http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2011/12/07/camara-avalia-plano-contra-racismo-mas-empresa-carioca-contrata-so-brancos/

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.